Em 1964, com a Ditadura Militar, o Conselho Nacional de Desportos proibiu a prática do futebol feminino no país, o que freou o desenvolvimento do esporte entre as mulheres. O ano de 1989 é datado para a primeira partida de futebol feminino, que ocorreu entre Inglaterra e Escócia, em Londres. No Brasil, não se sabe ao certo como o futebol começou a ser praticado por mulheres, mas, inicialmente, as partidas eram mistas, ou seja, homens e mulheres jogavam juntos. Por permitir a manifestação de emoções distintas, o futebol teve uma grande aceitação da sociedade. O futebol foi um esporte que, após a criação das regras, era voltado para as camadas de elite da sociedade. Em consequência disso, quando o esporte começou a ser praticado no Brasil, os locais dos jogos eram frequentados pela burguesia.
Nos vértice das laterais, marcados por bandeiras, são cobrados os escanteios, a cada vez que a bola é lançada para a linha de fundo, após o toque de um jogador da equipe defensora. É neste ponto que se dá a saída para o início de cada tempo de jogo ou sempre após a marcação de um gol. Os jogadores que saíram fundaram, em 1911, bet365 brasil o departamento de futebol do Clube de Regatas do Flamengo. Miller não demorou para mostrar a novidade para seus amigos do São Paulo Athletic Club, fundado em 1888 por britânicos e descendentes. A história conta que “numa tarde fria no outono em 1895”, ele reuniu os amigos e os convidou para disputar uma partida de futebol.
Considera-se que a bola está fora de jogo quando ela atravessa completamente as linhas laterais ou de fundo do campo, quando se marca um gol ou quando o juiz interrompe a partida. A pequena área, ou do goleiro, dista 5,5 metros e é utilizada para a cobrança do tiro de meta, sempre que bola ultrapassa a linha de fundo. Conheça agora um pouco mais sobre a história desse esporte, bem como as principais regras, fundamentos e campeonatos disputados pelo movimentado universo do futebol. Com Pretinha, Marta, Formiga e Cristiane no elenco, o Brasil chega à medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2004, na Grécia.
O principal objetivo do chute é emplacar um gol ou impedir o prosseguimento de um jogador adversário. Em linhas gerais, o impedimento acontece quando o jogador recebe o lançamento de um companheiro no campo de ataque, estando mais próximo da linha de fundo que o penúltimo jogador adversário. A única autoridade dentro do campo é o árbitro, que conta com o auxílio de dois juízes de linha, fixados nas bandeirinhas. As regras do futebol também estabelecem critérios gerais em relação à bola.Esférica e coberta de couro, a bola deve ter entre 68 centímetros a 71 cm de circunferência e pesar de 39 gramas a 453 g.
Ganhando destaque ímpar no mundo dos esportes, a Copa do Mundo de Futebol é considerada o maior evento esportivo do planeta. Porém, todo esse destaque dado ao desporto coletivo, remonta uma história bastante longa, bem mais antiga que a do tempo em que o britânico Charles Miller viria a ser considerado o inventor desse esporte. Foi somente a partir do século XIX que o futebol, tal qual o conhecemos hoje, foi efetivado com a criação das primeiras regras do jogo na Inglaterra. Muito relacionado como cuju e provavelmente inspirado nele, o chamado Kemari surgiu provavelmente em meados dos anos 600 no Japão.
O fato da brasileira Marta ter sido eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, além das boas participações da seleção feminina em competições, contribuiu para que o esporte feminino atraísse mais espectadores. Porém, poucos conhecem a história de como as mulheres começaram no futebol. O crescimento do futebol no Brasil acabou fazendo com que o esporte mais praticado na época, o remo, viesse a ficar em segundo plano, chegando a ser quase esquecido pelos brasileiros posteriormente. Com isso, algumas equipes de remo tornaram-se clubes de futebol, como o Flamengo, Vasco da Gama e Botafogo, no Rio de Janeiro. A ação era realizada anualmente, mas, com o tempo, a prática passou a popularizar-se, e os jogos com a bola passaram a ser realizados com maior frequência.
O ato de impulsionar uma bola com os pés para fazê-la chegar a um determinado destino começou na China, entre os séculos 2 e 3 antes de Cristo. Com o nome de Tsu’ Chu, o jogo consistia em chutar uma bola, feita de couro e recheada com penas e cabelos ou crinas, em direção a uma pequena rede fixada entre duas estacas de bambu. O jogador podia usar os pés, o peito, as costas e os ombros – mas não as mãos –, ao mesmo tempo em que resistia aos ataques dos oponentes. A escravidão fora extinta havia poucos anos e os negros não eram aceitos pelos clubes para a prática do esporte.
Toques com a Mão foram Proibidos no Futebol
Na Índia o futebol era praticado desde 1870, época quando chegaram os primeiros missionários. As escolas missionárias estavam espalhadas por toda a Índia, incentivando a prática do futebol. É notável o fato de que os primeiros jogos eram praticados por indivíduos ricos e para que esse esporte se tornasse conhecido no mundo inteiro, era imprescindível que bet365 apostas o povo também o praticasse. Para que isso acontecesse, as Igrejas enviaram missionários, vigários, padres, com a difícil tarefa de difundir e convencer os operários a praticarem esse esporte. Desta maneira o futebol ganhou rapidamente o gosto popular, ficando conhecido por todo o país. A industrialização foi fundamental para o desenvolvimento do futebol.
O futebol na China e no Japão era coberto por diversos rituais e mitos. Um dos principais e o mais polêmico mito é o fato de que as primeiras bolas, na verdade, seriam cabeças humanas (ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA, 1987; FREMANTLEMEDIA, [ca.2000]). Felizmente para os fãs de hoje, porém, a FA e a FIFA decidiram estabelecer um novo padrão, que pudesse ser apreciado por todo mundo. Também na Grécia antiga existia um jogo semelhante ao futebol, denominado “episkyros”. É um jogo altamente acessível, jogado em todo o planeta em ruas e jardins, tanto quanto em campos intocados, ocorrendo tanto em áreas internas como externas, bem como no plano virtual.
Origens do Futebol na China Antiga
As origens desse esporte remontam a até 4500 anos antes de Jesus Cristo. Mas pode-se dizer que com certeza, houve sim, inúmeros jogos com bola e muitos parecidos com o futebol na Antiguidade e Idade Média (DUARTE, 1994; FERREIRA, 2007). Charles trouxe consigo bolas e as regras para a prática do futebol no país, essas regras foram escritas em 1830 e modificadas conforme o tempo. O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol.
A vez dos clubes
Divididos em duas coletividades, os times deveriam acertar um aro fixo. A disputa era tão intensa que o líder do time derrotado era punido com a morte. Era jogado num campo redondo – chamado kikutsubbo– e não havia gol.
Elaborado para ser um treinamento físico dos soldados do exército romano, o esporte era tão violento que muitos terminavam os treinos feridos ou mortos. Segundo um relato da época, houve uma ocasião em que “apenas” 25 soldados haviam morrido no treino da manhã. Revoltado, o imperador avisou ao general Spartacus que se no outro treino o número de mortos continuasse baixo, o Harpastum só poderia ser praticado por mulheres.