Ignorar desdenhar evitar fugir da tentação mais… Primeiramente, estudos já comprovaram que trocas de olhares, gestos e toques fazem toda a diferença na hora da conquista. Ainda de acordo com as pesquisas, isso é mais importante do que ser atraente. Um estudo conduzido pela Doutora Mônica Moore, psicóloga da Webster University, nos Estados Unidos, mostrou técnicas de paquera.
Dele pode se originar um relacionamento mais próximo, desde que ambos os interessados tenham uma correspondência de afinidades. O flerte obedece a certas normas sociais e comportamentais, aceites conforme a sociedade em que se encontra – como também não aceites em certas sociedades. Como regra geral existe a necessidade de uma prévia empatia entre ambas as partes, dentro de uma conversa amigável e prazerosa, onde ambos sentem-se atraídos, em princípio fisicamente, podendo evoluir até para uma atração sentimental e/ou emocional. Ato ou ação de galanteio, flerte ou insinuação amorosa. Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão.
Sorrir demonstra que você está interagindo, alias, o crush precisa perceber que você está afim dele. Além disso, o contato visual demonstra interesse e, também, se ele corresponder, quer dizer que você tem chance. Surpreendentemente, não é a beleza o aspecto mais importante na hora de flertar e sim aqueles que se demonstram disponíveis, confiáveis através de seus sinais básico, como contato visual e sorriso. Há obras no mercado que auxiliam principalmente pessoas tímidas a sentirem-se bem em flertar e desinibirem-se com mais facilidade.
Nesse último caso, talvez seja a hora de partir em busca de algo novo, que traga mais bem-estar”, diz Andrea. A resposta a essa pergunta vai depender de cada casal e dos acordos fixados entre eles (mesmo que alguns não tenham sido realmente ditos). “A pessoa precisa saber qual é o limite aceitável para ela e o par. Para muitos, é normal olhar e conversar, mas trocar telefone já é um problema. Para outros, apenas olhar pode ser um ‘pecado’”, afirma a psicóloga Aline Sardinha, presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio de Janeiro.
Apertos de mão, toques ao redor do pescoço, cintura ou antebraço. Além disso, toque significa aproximação e, novamente, deixa mais explicito o interesse.
Flertar, na maioria dos casos, é uma maneira de mostrar para o outro que existe o interesse de mudar o status daquela relação, de deixar de ser só um amigo ou colega e passar a se envolver amorosamente. O flerte também pode ser motivado pelo desejo sexual, ainda que não haja sentimento no meio. Na pesquisa, feita com cerca cantadas para a crush pesadas de 2.500 pessoas, mais de 25% dos comprometidos disseram que um pouco de atenção de alguém de fora ajuda a aumentar o desejo pelo parceiro quando se está em uma relação há muito tempo. Flerte, curte ou paquera é um comportamento comum entre seres humanos que consiste numa discreta insinuação de interesse entre pessoas.
É o primeiro passo para demonstrar interesse por alguém. Eventualmente, quando a outra pessoa percebe e tem interesse, ela irá corresponder de forma positiva. Se surgir sintonia e afinidade, pode se tornar algo íntimo e resultar em outros encontros. Namorisco namorico namorilho namorar paquerar paquera mais…
Se o casal tem uma relação monogâmica e a paquera não ultrapassar o limite da sedução, levando a um envolvimento sexual ou emocional com um terceiro, o benefício para a relação a dois virá, ainda que haja culpa. Seja mais enfática na hora de sorrir e manter contato visual. Afinal, o esforço chama a atenção, e chamar a atenção, nesse caso, é algo necessário para algo ser bem sucedido. Mesmo que ela tenha ido com a sua cara, vai preferir um homem que a olhe à distância, assim, poderá ver o tipo que ele faz e avaliar se vale a pena ou não dar uma chance a ele.