Criações e Sites

Artigos e Matérias Interessantes

Conheça quais são os impactos do automóvel no meio ambiente

Você pode mudar alguns hábitos no dia a dia para ter atitudes mais sustentáveis. Dirigir com cautela, evitando acelerações bruscas, evita que haja alta queima de combustível. Combine com colegas de trabalho ou vizinhos para dividir os custos do combustível e levar mais pessoas em uma mesma viagem.

Na Irlanda, será proibida a venda de automóveis a gasolina ou a diesel a partir de 2030, como uma forma de reduzir os impactos da poluição. Como falamos alguns tópicos acima, o ar-condicionado é a melhor opção quando o carro está acima dos 60 km/h. Abaixo dessa velocidade, as janelas abertas podem ser as melhores amigas na redução do consumo do carro. O estudo avaliou como diferentes superfícies (urbanas ou vegetais) e a quantidade de veículos nas ruas interferem na poluição do ar. O autor, o geógrafo Julio Barboza Chiquetto, analisou as concentrações de ozônio e outros poluentes em diversos pontos da Região Metropolitana de São Paulo. Em entrevista à Agência Brasil, Ana Carboni, diretora-presidente da UCB, destacou que as bicicletas ainda são pouco valorizadas como meio de transporte no país, tanto entre as pessoas quanto no planejamento das cidades e das estruturas de mobilidade, apesar de já serem numerosas.

Porque é importante diminuir o uso de automóveis?

O transporte por bicicleta não polui o ar, evita contato físico direto e promove saúde e bem-estar. Além dos benefícios ambientais, a bike é um veículo acessível e de baixo custo. Para tanto, é importante fazer as trocas em um lugar responsável que se preocupa em dar um destino correto para o pneu velho. Outra dica que auxilia o meio ambiente e o seu bolso é manter a calibragem correta dos pneus, pois esse simples cuidado evita que eles desgastem em excesso.

Então, por que razão os automobilistas têm uma tal lacuna de conhecimentos no que diz respeito aos custos do dia-a-dia dos automóveis? A realidade é que os custos são apenas um fator a ter em conta na decisão de ser proprietário de um automóvel; há também o fascínio emocional. As bicicletas também se tornaram opção de entregadores de aplicativos na logística de delivery, incentivados pelo isolamento social. Para otimizar as políticas de incentivo, a construção de ciclofaixas é a iniciativa mais ágil e de baixo custo para as prefeituras e órgãos de trânsito.

Estudos sobre carsharing apontam que cada carro compartilhado retira, em média, 13 carros particulares da rua. Desde do arrefecimento ao óleo do carro, os fluídos influenciam diretamente nos gastos que o motor terá no consumo do combustível, então para economizar diariamente, é necessário se precaver. Como uma opção de redução de gastos, o sistema start-stop se mostra uma opção viável para diminuir o consumo do carro. Um estudo da Exame apontou que usar táxis para trabalhar diariamente pode sair mais barato que o uso do carro particular.

Situações onde usamos muito os freios, acelerador e marchas baixas repentinamente também elevam o consumo do carro. Até mesmo o uso de meios de transporte por aplicativo pode ser mais vantajoso. Se colocarmos na ponta do papel os gastos mensais com o consumo do carro, podemos perceber que essas curtas distâncias pesam muito no bolso.

Um estudo publicado em 2020 na revista “Nature” descobriu que os automobilistas alemães subestimaram os custos diários da condução de um carro em quase 50%, pelo que os custos reais são quase o dobro do que se pensa. Um cenário com pedágio reteste de GNV RJ urbano, como existe em algumas grandes metrópoles, também foi simulado no software. Com a redução das emissões veiculares e do número de veículos, esse cenário apresentou o maior potencial de diminuição de ozônio da pesquisa.

Itens básicos são prestações, seguro, manutenção, IPVA, licenciamento, lavagens e até mesmo possíveis multas. “A despesa chega, em média, a 2% do valor do carro”, afirma Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista. “A manutenção de um veículo de 20 mil reais, por exemplo, tem um custo aproximado de R$ 400 / mês”, calcula. Reinaldo apresenta cinco formas de aderir ao Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro) e também economizar. Automóveis a diesel, elétricos ou híbridos também são excelentes opções quando se trata de economizar no consumo do carro.

GerenteDoSite

Voltar ao topo