Criações e Sites

Artigos e Matérias Interessantes

Veja a relação entre cirurgias plásticas e saúde mental

Bebidas alcoólicas devem ser evitadas preferencialmente duas semanas antes e duas depois da cirurgia, pois aumentam a retenção de líquido e consequentemente o inchaço pelo corpo. Evite realizar esforço físico durante o pós-operatório, de acordo com as orientações médicas. Neste período, é recomendável contar com uma pessoa para ajudar em determinadas tarefas.

Há que diferenciar os riscos inerentes e inevitáveis de certos procedimentos daqueles que eletiva e antecipadamente podem ser minimizados ou evitados. Sobretudo, o seroma é o resultado da inflamação no causada pelo procedimento e reações de defesa do corpo. Hoje em dia há formação médica mais qualificada e melhora da tecnologia, fazendo com que a lipo seja mais segura.

Quem tem maiores chances de desenvolver complicações?

Para evitar esta complicação é fundamental usar uma faixa, cinta ou curativo compressivo no pós-operatório, repousar e usar um dreno para remover o líquido em excesso. Em alguns casos, pode ser necessário que uma enfermeira retire o liquido com uma seringa para facilitar a recuperação. Além disso, existe maior chances de complicações quando a cirurgia dura mais de 2 horas, em caso de anestesia geral ou quando se faz uma cirurgia grande, como abdominoplastia seguida de prótese de mama e enxerto de glúteos, por exemplo. A abdominoplastia é um procedimento estético que visa melhorar a aparência da região abdominal, removendo o excesso de gordura e pele e restaurando a firmeza … Inchaço da conjuntiva (pele que recobre o globo ocular) pode acontecer no pós-operatório. É transitório e algumas vezes pode necessitar o uso de medicamentos tópicos específicos.

Em casos raros, a prótese de silicone pode estourar, principalmente próteses mais antigas ou na ocorrência de trauma nos seios. Se isso acontecer, a textura do gel de silicone impede que ele se espalhe pelo organismo e cause danos à saúde. “A forma como enxergamos a nós e ao nosso corpo diz também sobre como nos permitimos e nos inserimos nas relações.

Quais são as consequências da cirurgia plástica?

O medo da anestesia é um sentimento comum e compreensível, especialmente para aqueles que nunca passaram por uma cirurgia ou tiveram experiência prévia com … No momento da cirurgia, alguns nervos são lesados, causando falta de sensibilidade nos seios. Entretanto, na maioria das vezes, após alguns meses há regressão deste quadro e o paciente volta a sentir sensibilidade. A psicóloga Talitha Oliveira comentou sobre como as redes sociais contribuem para a “ditadura da beleza”.

Nos meninos o mais marcante é o desenvolvimento da musculatura em região peitoral, braços e pernas. Em ambos os sexos surgem os pelos, mudam as dimensões faciais e a voz, mais marcante no sexo masculino. Pois bem, para tornar-se Cirurgião Cirurgia Plástica Plástico, o médico realiza uma longa jornada de estudos no curso de Medicina, em torno de 6 anos. Logo após a conclusão do curso, somam-se mais dois anos de residência médica em Cirurgia Geral e outros três em Cirurgia Plástica.

ABDOMINOPLASTIA

A obesidade e a presença de gordura visceral (gordura junto com os órgãos abdominais) reduzem a chance de se ter um abdômen plano após a cirurgia. Ao se introduzir algo estranho no corpo uma cápsula se forma ao redor da prótese de mama, o que é natural em todos os casos. Isto pode acontecer com pacientes que tiveram no pós-operatório infecção, algum acúmulo de líquido (seroma) ou mesmo sangue (hematoma) junto da prótese. Isto gera uma aparência mais arredondada e pouco natural para o seio, caso haja deformação e em graus mais elevados até dor. De acordo com o dentista Luciano Del Santo, essa cirurgia traz primeiro o benefício funcional, depois o estético e por último, o psicológico, já que eleva a autoestima do paciente, como aconteceu com a Laura, mostrada na reportagem da Carla Modena (veja no vídeo acima). Segundo o ginecologista José Bento, após uma cirurgia plástica, muitas mulheres começam a se preocupar mais com a aparência e acabam ficando mais bonitas no conjunto, resultado da mudança completa que a cirurgia causa.

Por exemplo, se o paciente for fumante, ele deve parar de fumar pelo menos um mês antes do procedimento. No caso da lipoaspiração pode haver sangramento interno, perfuração de algum órgão, hematomas. “Há uma idealização desmedida por esse padrão dominante que, na maioria dos casos, é biologicamente impossível de ser alcançado”, pondera a psicóloga Marcele Avellar Pantoja. As pomadas cicatrizantes ajudam a pele a fechar mais rapidamente ou evitam infecções pois possuem ação anti-inflamatória e… Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Faça contato!

Joel Abdala, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), explica que toda cirurgia tem seus riscos, reforçando que a saúde sempre deve estar em primeiro lugar. Informe o médico responsável pela cirurgia sobre o uso de medicamentos que estão sendo usados e há quanto tempo, pois, alguns deles, como a aspirina, aumentam o sangramento durante a cirurgia. Se for realizado procedimento no rosto ou no abdômen, o risco de necrose é maior para quem fuma. Quem tem doenças crônicas como diabetes ou problemas cardiorrespiratórios pode apresentar dificuldade no momento da anestesia, e, por isso, é essencial avisar o profissional. Anêmicos têm sérios problemas de cicatrização e, por isso, não devem realizar este tipo de intervenção. Para evitar o efeito sanfona que pode comprometer os resultados no abdômen, nos glúteos e nos seios, é recomendável estabilizar o peso antes do procedimento.

GerenteDoSite

Voltar ao topo