Criações e Sites

Artigos e Matérias Interessantes

Alumínio, inox, ferro, barro: qual o melhor tipo de panela para cozinhar?

Feita de alumínio e com revestimento antiaderente Starflon T1, assegura um cozimento uniforme e uma limpeza sem complicações. A Panela Tramontina Paris combina design, funcionalidade e durabilidade em um utensílio de cozinha de alta qualidade. A tampa pesada ajuda a reter a umidade e o calor, garantindo que os sabores e nutrientes dos alimentos sejam preservados. Algumas panelas têm esse revestimento só na parte de dentro, mas outras têm por fora também. Isso é super útil nas panelas de alumínio, porque ajuda a evitar arranhões. Além disso, as panelas mais grossas conseguem manter o calor por mais tempo, o que é ótimo para manter a comida quentinha ou para cozinhar lentamente.

Contudo, você precisa comprar uma panela de pressão que tenha um excelente sistema de segurança, pois quando mal utilizada, ela corre o risco de explodir. Além disso, elas não são as melhores panelas para usar em fogões elétricos. Antes de começar a se aventurar no universo culinário, é importante conhecer os diferentes materiais e como eles influenciam na preparação dos pratos. As panelas de silicone, utilizadas principalmente em fornos de micro-ondas, estão longe de serem o melhor modelo de panela para cozinhar. Isso porque muitas pessoas relatam odores quando cozinham com formas de silicone; com potencial de serem tóxicos. Entretanto, ainda não se sabe se as panelas de silicone são realmente nocivas para a saúde.

Essas panelas podem possuir a propriedade antiaderente e ainda dar aos alimentos um sabor especial e único. Vale a pena investir nessa peça, pois durará décadas, passando por gerações. Portanto, as panelas de alumínio podem, sim, ser utilizadas para cozimentos em geral. Porém, para que o nosso organismo absorva as propriedades e nutrientes dos alimentos, é fundamental que eles sejam cozidos em boas panelas, que não causem malefícios à saúde de alguma forma.

Qual é o melhor tipo de panela para cozinhar?

Panela de aço

Portanto, se você possui ou procura obter um fogão por indução, compre panelas feitas de aço inoxidável, ferro fundido ou com fundo triplo. Indicada para fazer alimentos líquidos ou com caldo, como sopas, molhos, feijão e ensopados. Assim como a panela de cerâmica, demora para esquentar, mas mantém o calor por um longo período de tempo. A panela de barro é feita de um material natural e não nocivo para a saúde e o meio ambiente; podendo facilmente entrar na lista como a melhor panela para cozinhar. A desvantagem é que alimentos com baixo teor de água podem ficar ressecados se preparados nessa panela.

Vidro

São muito bonitas, no entanto, o cobre reage com alimentos, por isso, as panelas geralmente são revestidas com aço inoxidável ou estanho. As panelas de cobre são apreciadas pela excelente condutividade térmica, aquecendo rapidamente e de maneira uniforme, o que permite um controle de temperatura preciso. Panelas de ferro fundido são conhecidas pela durabilidade e excelente retenção de calor, permitindo um cozimento lento e uniforme. Se bem cuidadas Mister Cozinha podem durar muito tempo na sua cozinha, o antiaderente requer cuidados especiais como utensílios de silicone, a facilidade da limpeza torna esse jogo uma excelente opção. Abaixo deixaremos um ranking das melhores panelas em uma lista rápida para você escolher direto as melhores opções caso queira ou continue lendo para mais informações. Como qualquer coisa feita de vidro, ela quebra, então tem que tomar muito cuidado ao manuseá-la.

Como o barro não é um material metálico, as melhores panelas esquentam e vão liberando o calor lentamente, o que a torna ótima para fazer pratos deliciosos. Elas são as melhores panelas para cozinhar alimentos líquidos, como sopas e refogados. Mas se você tiver alergia ao níquel ou ao cromo, evite a panela de aço, pois ela tem esses elementos na composição.

E se a ideia é preparar uma sopa ou um cozido, ou fazer comida pra um monte de gente, então o melhor é uma panela com mais de 3 litros. O revestimento antiaderente é o mais popular e você provavelmente já deve ter visto em muitas cozinhas. Então, quando for escolher uma panela, pensa bem em como você costuma cozinhar. As panelas de vidro também são frágeis e podem quebrar com choques térmicos ou físicos. No entanto, o vidro não é um bom condutor de calor, levando a um cozimento irregular. Apesar de leves, as panelas de alumínio são susceptíveis a danos, como amassados e arranhões.

GerenteDoSite

Voltar ao topo