Criações e Sites

Artigos e Matérias Interessantes

O que acontece no seu corpo quando você perde peso rápido demais

Se assim fosse, os humanos pré-históricos poderiam ter morrido de fome. Esta afirmação também parece sensata, porque na medida em que se o seu estômago estiver pelo menos parcialmente cheio de água, vai haver menos espaço para comida – então você acabaria comendo menos. Também é importante notar que todas essas pesquisas foram realizadas em adultos jovens e saudáveis. São necessárias mais pesquisas para verificar se este efeito também é observado em outros grupos (como adultos de meia-idade e idosos).

O desejo de perder peso é uma meta comum para muitas pessoas que buscam uma vida mais saudável e ativa. No entanto, algumas vezes, mesmo com esforço e dedicação, os resultados podem ser frustrantes. O que é interessante do jejum é que, quando a gente pensa no aspecto evolutivo, faz muito sentido. Se a gente pensar nos nossos antepassados que viveram 100 mil anos atrás, 200 mil anos atrás, eles não faziam cinco refeições por dia todos os dias.

Isso começou com as capas de revista, repletas de photoshop, e se intensificou com as mídias sociais. “Hoje esse padrão aparece em nossa timeline. Seguimos blogueiras e influencers que usam e abusam de filtros e retoques, fazendo dicas para perda de peso com que a perfeição pareça normal”, pontua. Caio ainda finaliza que costuma prescrever em média para os seus alunos de duas a três vezes por semana o treino aeróbio para quem quer definhar e com duração média de 20 minutos.

O que fazer para mitigar os danos do consumo regular de bebidas alcoólicas

A medicação reduzia tanto o apetite dela que às vezes tudo o que comia no jantar era um iogurte ou queijo com biscoitos. Mas então, um dia, a balança marcou 108 kg — 11 abaixo do peso em que ela havia começado — e ficou por lá. Grande defensor da dieta mediterrânea — que engloba grãos integrais, frutas, vegetais, frutos do mar, feijões e nozes —, Michael considera esse tipo de regime a melhor maneira para perder peso rapidamente e permanecer saudável. Mas antes de fazer qualquer dieta, procure um médico para estabelecer uma alimentação de acordo com as suas necessidades. “O sobrepeso e a obesidade são o resultado de um conjunto complexo de interações entre fatores genéticos, comportamentais e ambientais.

Primeiramente, manter o peso após o emagrecimento é menos recompensador do que ver o número da balança diminuir enquanto você está perdendo peso. Foi demonstrado, inclusive, que até mesmo quem toma medicamento para perda de peso, como o Wegovy (semaglutida), recupera cerca de dois terços do peso perdido, um ano depois de suspender a medicação. Mas qualquer pessoa que já conseguiu emagrecer sabe que o verdadeiro desafio é evitar ganhar peso novamente — não importa qual método você tenha seguido para emagrecer.

O que uma pessoa deve fazer para perder peso?

Ou seja, tudo pode variar de acordo com a intensidade do treino e, também, deve-se levar em consideração o gênero, peso, estatura e a velocidade do metabolismo de uma pessoa. Fatores que mesmo assim ilustram a ineficiência da esteira para quem está engajado com essa proposta. “Diminuir o ritmo nas refeições e escolher porções menores pode ajudar a evitar excessos, pois dá ao cérebro tempo para dizer ao estômago quando já comeu o suficiente”, orienta Stavro. Pesquisas indicam que as pessoas que adotam faixas de peso personalizadas são mais capazes de evitar grandes ganhos de peso, uma vez que elas conseguem ajustar seu comportamento quando necessário. Mas, pesando-se regularmente, você pode elaborar uma faixa de peso personalizada, com seu peso médio mais alto e mais baixo.

– Opte por alimentos integrais para emagrecer

Esse processo aumenta a fome, o que trabalha contra a sustentabilidade de uma dieta hipocalórica. É aí que aparece o risco de reganho de peso rápido, que pode exceder os limites anteriores e ainda levar a outras doenças associadas. Essa estratégia não é nada indicada pelos especialistas, por ser considerada uma solução rápida para algo que requer mudança de hábitos, acompanhamento profissional e atenção para sempre. Como a obesidade é uma condição crônica, a ideia é que profissionais da saúde e pacientes trabalhem juntos pela melhora e manutenção da qualidade de vida ao longo do tempo. Estar atento à quantidade de porções é muito importante para garantir a perda de peso.

É importante entender que a manutenção do peso saudável vai exigir controle vitalício. Por isso, ter expectativas rígidas e achar que você vai sempre seguir com perfeição suas mudanças de estilo de vida não é algo realista. “Uma pessoa deve determinar o tamanho das porções adequadas, de acordo com seus objetivos de perda de peso, níveis de atividade e necessidades individuais”, diz a especialista. Mas como a água é um líquido, ela é rapidamente esvaziada do nosso estômago – o que significa que na verdade não nos enche. Ainda mais interessante é que, devido ao formato do estômago, os líquidos podem passar por qualquer conteúdo alimentar semissólido que esteja sendo digerido na parte inferior do estômago. Portanto, mesmo que seja consumida no final de uma refeição, ela pode não prolongar necessariamente a sua sensação de saciedade.

Uma caminhada na rua, ou um trote no parque, também são de graça. Signoretti ainda enfatiza que quando o assunto é emagrecimento precisa haver na base da “pirâmide” o treino de musculação. Dessa forma, o exercício aeróbio vai surgir apenas como uma complementação na sua “ótica”. Se você for a um churrasco, leve uma opção mais saudável (como espetinhos de legumes), para ter uma alternativa menos calórica. Isso vai ajudar você a aproveitar ocasiões especiais com menos preocupações.

Uma coisa interessante que a ciência tem mostrado é, mais do que ficar pensando em estratégia de jejum intermitente, pensar no jejum da noite, que as pessoas não estão fazendo direito. Tem que dar pelo menos uma janela de 11, 12 horas que você não se alimenta. Isso não se caracteriza como jejum intermitente, que seria uma janela a partir de 14, 16 horas. É só o jejum noturno — se a minha última refeição foi 19h, vou comer 7h da manhã. Hoje em dia, o que as pessoas mais usam para fazer a regulação emocional não é sair para caminhar ou chorar. Às vezes, a pessoa sente algo que não quer sentir, aí come para aliviar.

Confira outros métodos eficientes para potencializar os seus objetivos com dieta e treino

O médico britânico Michael Mosley é conhecido por fazer recomendações para aqueles que desejam emagrecer. Criador do famoso método Fast 800, o especialista compartilhou com o jornal Express três alimentos que uma pessoa deve excluir da dieta imediatamente se quiser obter resultados rápidos ou manter o peso. “A perda de peso saudável costuma girar em torno de 1,5 – 2 kg por mês. Então, com determinação para seguir as práticas da nutrição e treinar, é possível perder cinco quilos em três meses.

GerenteDoSite

Voltar ao topo