The Coffee Nation”, que contribui para que o Brasil seja reconhecido como um país especialista em cafés de alta qualidade. Ao contrário, montar uma cafeteria lenta, desleixada e com serviço demorado pode reduzir o número de bebidas que você irá vender em um determinado período de tempo, refletindo diretamente em suas receitas. Após se inteirar de todo processo de produção, é chegada a hora de fazer um bom plano de negócios.
É preciso bastante experiência para definir os perfis de torra dos grãos. Não hesite em procurar ajuda neste ponto ou ainda postergar um pouco esse investimento para uma segunda etapa do seu negócio, se for o caso. Esse primeiro enxoval é importantíssimo para a definição também das louças, pratinhos, xícaras de diferentes tamanhos, enfim.
Cafeteria: como abrir e gerenciar o negócio
No entanto, com um layout funcional você otimiza os pedidos, os preparos e entregas. É um aspecto essencial para garantir o fluxo também minimizar os erros – outro fator que interfere na experiência positiva dos seus cliente do café. Antes de pensar em um ambiente com decoração bonita, é preciso pensar em como você vai dimensionar os equipamentos e móveis no espaço que você tem disponível na cafeteria, isso é, como restaurante vai pensar o Layout. Geralmente, os cadastros requerem o pagamento de taxas, e esses custos precisam ser inseridos no plano de investimento do negócio igualmente a outros investimentos. Antes de tudo, a localização será o fator mais importante de seu sucesso ao montar o negócio. A partir de agora você confere os 10 passos para te ajudar desde a escolha da localização, até chegar ao seu público e definir cardápio.
Além da origem e localização, o nome da cafeteria também pode ter relação com o tamanho do estabelecimento e até mesmo fazer relação aos hobbies e gostos dos clientes. Definir os preços dos produtos é uma das tarefas mais importantes para organizar uma cafeteria. Mantenha o estoque da sua cafeteria organizado e atualizado, com uma lista de todos os produtos e seus vencimentos. É importante avaliar regularmente a necessidade de compra e reposição para evitar faltas e desperdício. A presença nas redes sociais pode ser uma forma eficiente de promover a marca, além de criar campanhas publicitárias, ofertas especiais e eventos para atrair novos clientes. Para atrair e fidelizar clientes, é importante investir em marketing e promoção da sua cafeteria.
Equipamentos para lanchonete: quais não podem faltar?
Além disso, é interessante oferecer novas opções tecnológicas para atrair e fidelizar seus clientes, disponibilizando, por exemplo, o menu em cardápio digital. E só disponibilize no cardápio aquilo que você conseguirá servir, sem prometer o que não pode cumprir, ok?! A credibilidade e a seriedade do local são marcas registradas de qualquer empreendimento de sucesso. Por último, avalie o ponto onde você quer abrir seu negócio, considerando de que precisa ser uma área movimentada ou que atraia o público-alvo certo para o seu estabelecimento. Aqui mesmo na minha cidade tem um rapaz que montou uma pequena cafeteria em um bairro onde se concentram muitos escritórios. Por estar próximo de um público que procura muito por cafés e lanches rápidos, ele está conseguindo ter ótimos resultados.
Essas informações serão cruciais para desenvolver um plano de negócios sólido e para se destacar no mercado. Quando se trata de escolher quais produtos oferecer em uma cafeteria, é importante considerar a variedade de opções para atender a todos os gostos e preferências. Uma sugestão é montar um cardápio criativo e variado que ofereça opções de bebidas, salgados e doces.
Como automatizar a minha cafeteria?
As informações e detalhes em seu plano de negócio podem ajudar a diminuir os riscos de seu empreendimento, dando, assim, mais chance de sucesso. Estude o público alvo,os serviços oferecidos, a diferença de cardápio e a localização. Um bom planejamento financeiro indica quanto tempo será necessário para que o negócio tenha retorno do investimento. Ele indica possibilidades de cenários pessimista, otimista e moderado. Para isso todos os custos fixos, com os valores mensais estimados, devem ser listados para facilitação de cálculos. Esses podem servir grupos, casais e proporcionar experiências individuais.
Desde a máquina de espresso, a de lavar-louça, o forno elétrico ou a gás, o torrador (se for investir), os equipamentos para a extração do café. Se possível, contrate um arquiteto que possa transmitir para o seu local o que você quer comunicar aos seus clientes. Além da parte “visual” do espaço, o profissional que for projetá-lo também deve ter experiência com o plano hidráulico, elétrico e dar dicas dos mobiliários mais adequados. Uma das principais características das novas cafeterias do movimento “terceira onda” têm no espaço sua principal mensagem. Busque referências internacionais e nacionais antes de abrir sua cafeteria. Tente introduzir algumas opções para seu cliente levar, como copos “to go” para dar mais vazão ao seu público.
Entenda que é necessária uma imersão completa no negócio, você precisa ser um bom barista, ou seja, saber sobre cafés e suas operações, mas também dominar a gestão da sua cafeteria. Na primeira opção, você fará o investimento inicial e terá todo o apoio da marca escolhida para escolha do ponto, cursos, montagem do local e contratação da equipe. É Importante que seu estabelecimento também ofereça opções para viagem, com copos especiais para bebidas quentes e frias.