Criações e Sites

Só mais um site WordPress

O Que É O Índice De Bdi Para A Construção Civil?

Quando os custos indiretos são desconsiderados na precificação, o resultado final pode acarretar uma série de erros, além de comprometer a margem de ganho do profissional. Além da margem de ganho do profissional responsável pela obra, os custos diretos e indiretos devem ser considerados na hora de definir o BDI (Benefícios e Despesas Indiretas). Portanto, o BDI na construção civil representa um grande passo para melhorar a gestão da sua empresa. Uma das principais críticas a esse setor no Brasil é devido a problemas administrativos que impedem um aumento da eficiência. Assim, a utilização de métricas e indicadores se torna essencial para ganhar competitividade nacional e internacional.

Estes custos que vão no cálculo do BDI, ao contrário dos custos diretos, não estão relacionados ao produto final oferecido, mas sim aos processos internos do negócio. E não considerar fatores indiretos – que fazem com que a empresa responsável pela obra se mantenha independentemente dos projetos – é um dos maiores erros que se pode cometer na hora de fazer um orçamento. Despesa ou custo financeiro nada mais é a contabilização da perda monetária provocada pela defasagem entre o desembolso pelo construtor e o pagamento da medição pela contratante. Neste caso, vale lembrar que uma porcentagem saudável deve estar entre 2% e 5% do custo direto.

Planilha De Orçamento De Obras

Boa gestão de obras, o que assegura que não haja distorção de valores ou informações. Desperdícios na construção, possibilitando o aumento da margem de lucro no preço final. Por isso, ele deve ser adicionado de acordo com os cálculos da empresa. Os diretos são aqueles incidentes dos insumos, da mão de obra ligada à execução dos serviços construtivos e dos equipamentos utilizados em uma obra. Eles já são acrescidos de seus devidos encargos, sejam sociais ou trabalhistas, bem como fatores de perda, rendimento e reaproveitamento. Da mesma forma, não existe lei ou norma que estabeleça uma diretriz compulsória a ser seguida na formulação do índice. Assim, no caso dos materiais, os encargos são representados nos orçamentos de obras pelos fatores de perda e reaproveitamento.

como usar BDI na construção civil

Qual É A Melhor Forma Para Automatizar O Cálculo Do Bdi?

Visa melhorar eventuais distorções no valor aproximado pelo cálculo estimado, devido ao seu caráter genérico adotado pelos contratantes. Para entender melhor o papel que o índice tem na empresa contratante e na contratada, é importante gestor de obras conhecer o Decreto Nº 7.983, de 8 de abril de 2013. A sigla BDI significa Benefícios e Despesas Indiretas e funciona como um método de cálculo que é adicionado aos custos diretos de uma obra para definir o preço final de venda.

Receba Novidades Da Construção Civil

Para transmitir credibilidade é necessário expor essas informações, que são complexas, justificando-as com dados consistentes quanto aos custos envolvidos. É o percentual que deve ser reservado para arcar com custos e situações não cobertos por seguros, como perda de eficiência de mão de obra, prejuízos com material, retrabalho, fenômenos naturais, entre outros. Na Administração Central, as empresas com grande faturamento anual costumam aplicar entre 7% e 15% do custo total de funcionamento. Mesmo que esses custos sejam sempre considerados pelo financeiro na hora de avaliar o fluxo de caixa, ele deve estar sendo visto na hora de dar um orçamento para os clientes.

Assim, os prejuízos devidos à negligência destes valores podem ser bastante significativos, desestruturando a organização financeira da construtora. A maioria dos clientes, ao adquirir um novo produto ou serviço, faz questão de poder facilmente identificar todos os itens que o compõem.

Esse controle ajuda a evitar que a empresa diminua seus lucros ou o preço de venda se torne muito alto. Manter preços de vendas competitivos e orçamentos mais assertivos e adequados às opções do mercado, construtoras passam a entender e poder controlar melhor seus custos. Ainda que materiais e pagamento de mão de obra seja a primeira coisa na mente das construtoras, os custos indiretos também devem ser considerados.

Nesse curso, é possível ter contato com as principais estratégias para acessar os custos diretos e indiretos e planejar adequadamente o orçamento de um projeto. Alguns itens de gastos que antigamente eram considerados despesas indiretas, passaram a ser custos diretos, devido a mudanças na lei. Por isso, o orçamentista deve entender não só de técnica e metodologia de elaboração de orçamentos, mas de leis. O cálculo do BDI na Construção Civil é dinâmico e o preço de venda nunca se repete. Para entender bem o BDI, é importante lembrar quais são os custos diretos e os indiretos nas obras.

Existe mais de uma forma de fazer essa conta, mas uma boa ideia é usar a fórmula sugerida pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos. Ao saber que o custo do m² da sacada é o mais elevado, abre-se a possibilidade de criar cenários alternativos para o projeto. Isso, por sua vez, possibilita que o gestor trace planos alternativos para tornar o projeto mais eficiente e lucrativo. Manter uma equipe diversificada trabalhando junto e com produtividade, é um desafio.

GerenteDoSite

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Back to top