Criações e Sites

Só mais um site WordPress

Do Brasil Sem Dentes Ao Brasil Sorridente

Em 2003 foi atualizado e recebeu em 2016 um novo anexo com um checklist para autoavaliação em relação às suas recomendações. Se você já recebeu um implante dentário e desenvolver uma erupção ou outros sintomas graves ao longo de meses, consulte um cirurgião dentista o mais rápido possível. Assim você evita prejuízos à saúde bucal e garante que a substituição dos implantes seja feita rapidamente. Achados arqueológicos dão conta que, em 2750 a.C, já se procedera procedimentos cirúrgicos; em uma mandíbula, duas perfurações abaixo das raízes do primeiro molar inferior mostram que ali ocorrera drenagem de um abscesso dentário. Referências sobre a odontologia também foram encontradas em documentos da Mesopotâmia, hoje Iraque. Ainda na antiguidade, na China, achados antropológicos evidenciam que essa população acreditava que a cárie dentária era causada pelo verme dental, sendo suas terapêuticas e diagnósticos baseados em rituais mágico-religiosos.

As condições tecnológicas e econômicas determinaram, em grande extensão, os recursos e instrumentos necessários para a criação das suas organizações profissionais, ao mesmo tempo em que prepararam o terreno social e cultural para que os dentistas pudessem se posicionar em relação às suas demandas jurisdicionais. Eliminar a competição jurisdicional, por meio da regulamentação da profissão, tornou-se condição indispensável para garantir os benefícios do crescente mercado de serviços de saúde bucal a um único grupo, o dos dentistas credenciados. A complexidade do trabalho odontológico exigia, como forma de defender os interesses da população e assegurar proteção aos usuários, a eliminação do ‘ignorante’, por meio da regulamentação da atividade. A definição de uma autoridade sobre um campo de saber é decorrente, entre outros fatores, do processo de competição profissional por uma jurisdição. Para os grupos em disputa pela prática odontológica, o momento era estratégico. Entretanto, o sucesso em sobrepor os diversos grupos de praticantes dependia de outros fatores, especialmente do desenvolvimento de uma ideia de utilidade social para que o público reconhecesse a necessidade de ter seus interesses defendidos.

O laboratório é composto por um consultório odontológico completo, com quatro fontes de captura de vídeo e uma sala de observação anexa. MINISTÉRIO DA SAÚDE – Normas e padrões de construções e instalações de serviços de saúde. A coordenação e supervisão das atividades deve ser realizada por um profissional que tenha embasamento técnico para a compreensão de todas as atividades ali executadas.

evolução da odontologia ao longo dos tempos

Biossegurança Na Odontologia

O público deve estar convencido de que os serviços profissionais oferecem riscos, para justificar a defesa de seus interesses através de um sistema de monopólio e de distribuição de privilégios. Como observamos em outro trabalho, esse processo de fato ocorreu, e uma das principais estratégias utilizadas pelos candidatos a dentista consistiu em tentar definir quem deveria produzir e como deveriam ser produzidos os serviços odontológicos. Para isso, eles tiveram que, primeiramente, sobrepor a imagem que o público tinha com respeito à ‘arte dental’, o que significava apagar a imagem de ‘ocupação mecânica’ e construir uma de ‘ocupação científica’. A criação de uma imagem científica estava vinculada à escolarização da odontologia, uma vez que a ciência só poderia ser feita nas instituições reservadas para esse propósito. Além disso, estava ligada também à construção de teorias científicas que pudessem embasar essa ‘prática científica’. De fato, em meados do século XIX testemunhou-se a emergência de uma teoria sobre a dor de dente ou, pelo menos, o aparecimento de um campo de investigação sistemática sobre o assunto nos termos da ciência (cf. Carvalho, 1994). Este artigo analisa o processo de profissionalização da odontologia, tendo como cenário os Estados Unidos em meados do século XIX, local e época em que se estabeleceram as primeiras organizações odontológicas profissionais no Ocidente.

Descubra Agora Como Aliviar A Sensibilidade Nos Dentes

E, a fim de prevenir a placa bacteriana, uma das mais comuns enfermidades tratando-se da boca, criaram-se técnicas e medidas com potencial para esta prevenção. O desenvolvimento em materiais dentários tende a ser mais “evolução” do que “revolução”. Para identificar as tendências mais importantes, atuais e futuras, a maneira mais fácil é examinar a direção das pesquisas e do comércio de materiais. Por exemplo, restaurações de amálgama, populares por mais de um século, têm sido largamente substituídas por materiais que imitam a cor do dente nos últimos 20 anos. Profissionais de Odontologia que buscam melhorar o tratamento do paciente estão à procura de restauradores que podem impactar positivamente na saúde da estrutura dental por longos períodos. As inscrições para se candidatar ao tratamento odontológico no Sesc estão se aproximando e, inspirados por isso, investigamos detalhes que só os profissionais da área conhecem, além de algumas curiosidades históricas que mostram o quanto a tecnologia mudou o jeito de cuidar da saúde bucal. Desde os primórdios da Odontologia, através de Pasteur, sabe-se que muitas doenças poderiam ter origem microbiana.

Site Conecta Clínicas Odontológicas A Profissionais Autônomos

Em 1911, o curso de odontologia foi desvinculado do curso de Medicina e, em 1947, passou a ter duração de quatro anos. Hoje, a odontologia brasileira é bastante desenvolvida e acompanha de perto os avanços tecnológicos e tendências mundiais para melhorar a saúde, qualidade de vida e estética das pessoas. Naquela época era comum amarrar na cadeira os braços dos pacientes que seriam submetidos a uma extração dentária. A esterilização dos instrumentos era precariamente feita, passando a ponta dos instrumentos sobre a chama de uma lamparina. Assim, numa sociedade secularizada, o médico pode ser considerado um dos herdeiros mais diretos do ministro religioso ou do padre. A mudança no padrão do ataque cariogênico a partir do século XVII está determinada pela diferenciação do local de ocorrência da doença no dente e pela sua severidade.

A ingestão de açúcar afeta ainda o equilíbrio ecológico entre as bactérias que vivem na boca, como os Streptococcus formadores de comunidades complexas que banhadas pela saliva e infiltradas por células do sistema imunológico formam as placas dentárias. Quanto mais açúcar na dieta mais bactérias formadoras de placa, mais agressivo é o ataque de células imunologicamente ativas, mais exuberante o processo inflamatório que se instala nas gengivas. Infecções gengivais têm sido associadas a patologias sistêmicas como diabetes e doença cardiovascular. A odontologista destaca que a faceta é fina, o preparo é conservador, com desgastes mínimos na parte frontal dos dentes. “Remoção das manchas, arredondamento de ângulos, remoção das restaurações antigas. Em casos de fechamento de espaços e aumento dos dentes somente polimento sem necessidade de desgastes”, informa a especialista.

A importância em conhecer sobre as possíveis doenças e problemas dentários é grande a toda a população. Apesar de existirem hoje muitos profissionais da área, o cuidado ocorre basicamente no dia a dia, dentro de casa. Muitos dentistas têm, graças a isso, trabalhado lente dental para oferecer meios de prevenção aos seus pacientes. Como era necessário que o paciente ficasse com a boa aberta por bastante tempo, é datada desta época, também, outros aparelhos e ferramentas que passaram a auxiliar, e facilitar, os procedimentos.

GerenteDoSite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo