Por fim, o especialista em transplante capilar deve dominar as diferentes técnicas, de forma a aplicar a mais indicada para cada situação. Por isso, saber como escolher um especialista em transplante capilar é a melhor forma de garantir segurança durante e depois do procedimento. Assim como o resultado esperado, evitando cicatrizes que possam ficar à mostra.
Soraia também teve dificuldade em encontrar um médico que tivesse feito o transplante em mulheres. Ela se consultou com seis cirurgiões antes de escolher quem faria o procedimento, já que sentia insegurança por parte dos profissionais. Segundo o cirurgião Diorivanio Custódio Júnior, a calvície feminina geralmente começa com o alargamento da risca central do cabelo, diferente dos homens, que apresentam as entradas e a coroa. Dados da divulgados em abril pela International Society of Hair Restoration Surgery mostram que, em 2021, 87,3% dos procedimentos cirúrgicos foram realizados em homens e 12,7% foram realizados em mulheres. Em tratamentos não cirúrgicos os homens também são maioria, sendo 62,5% contra 37,5%. O jornalista Maurício Gonçalves Dias, 53 anos, fez o transplante há pouco mais de um ano.
Com uma equipe altamente preparada, a clínica de implante capilar mantém a credibilidade e conquista a confiança dos pacientes. Para conquistar o público e garantir um crescimento saudável, é importante realizar um serviço de qualidade. Portanto, um dos primeiros passos para quem deseja abrir uma clínica médica de implante capilar é pesquisar e encontrar boas marcas no mercado. O Brasil exige das clínicas de transplante capilar o cumprimento de uma série de normas e orientações para garantir a segurança do paciente durante a operação.
Clínica Luciana Sato – Qual a diferença entre volume capilar e densidade capilar?
No procedimento de transplante capilar, o cirurgião reorganiza a distribuição dos folículos do paciente levando- as de uma área para outra. A grande diferença e vantagem desta técnica é que os cabelos, já transplantados, têm uma apresentação extremamente natural além de continuarem a crescer normalmente. Antigamente os fios eram retirados com extratores maiores (várias unidades foliculares juntas) e colocados todos juntos, sem a técnica fio a fio que temos hoje. Por isso ficava com aquele aspecto em cabelo de boneca e a cicatriz era grande. Entretanto, apesar da calvície ser o principal motivo que leva homens e mulheres a optar pelo procedimento cirúrgico, ele também é indicado para casos de alopecia de tração, cicatrizes no couro cabeludo, transplante de barba e transplante de sobrancelha.
Soraia realizou o procedimento com o médico Custódio Jr, que transplantou sete mil fios em sua cabeça. Depois de três meses, ela já nota os cabelos definitivos nascerem, sobretudo na imagem da câmera do notebook, ao participar de reuniões de trabalho. Além disto, o anestésico previne a dor por um período imediatamente após o procedimento estar completo. Após a cirurgia, você pode sentir algum desconforto e sensibilidade, mas em geral é algo leve. Em muitos casos, você conseguirá retomar atividades normais no dia seguinte, desde que não sejam pesadas.
O transplante capilar é uma das cirurgias em que o ditado “o barato pode sair caro” está muito bem aplicado.. O transplante capilar FUE é uma técnica de transplante capilar que envolve a remoção de folículos capilares saudáveis de uma área da cabeça conhecida como “doadora” e a implantação desses folículos em áreas da cabeça com calvície ou queda de cabelo. No método FUE tradicional, o cabelo da área doadora deve ser raspado antes do procedimento para que as unidades foliculares sejam extraídas uma a uma. Já com a técnica No Shave FUE, não é necessário raspar os fios da região doadora antes do transplante capilar, o que torna mais discreto o pós-operatório e permite ao paciente um retorno à rotina em poucos dias.
Dicas para abrir uma clínica de transplante capilar
O uso de medicações tópicas e via oral são avaliados caso a caso, mas em média dias pós implante. Nesse caso avaliamos os pelos do corpo, como barba, pelos do peito e etc. Esses fios devem ser implantados Queda de cabelo em conjunto com alguns fios extraídos do couro cabeludo para garantir naturalidade. Após 2-3 dias o paciente retorna para retirar o curativo e realizar a primeira lavagem dos cabelos.
Dica 2: Se certificar de que o seu diagnóstico realmente é calvície.
O objetivo principal é fazer com que ele se sinta dentro da própria casa. O Dr. Cesar Daher, cirurgião plástico da Clínica Costa Daher, lembra que a cirurgia tem um grande impacto na vida social dos pacientes. “Muitos chegam até a mudar de humor no seu dia a dia e se tornam pessoas mais vaidosas e alegres”, completa o médico. A técnica FUE (extração de unidade folicular) é uma das mais populares no Brasil, permitindo um transplante capilar mais preciso e menos invasivo. O transplante capilar também pode ser importante do ponto de vista econômico, pois muitas pessoas buscam o procedimento no Brasil, gerando empregos e movimentando a economia local. Algumas clínicas podem oferecer diferentes pacotes ou planos de pagamento que incluem outros serviços ou tratamentos antes ou depois do procedimento, como consultas de acompanhamento, medicações e produtos para cuidados pós-operatórios.
Antes de fazer um implante capilar, é preciso passar pela avaliação de um profissional especializado capaz de examinar a saúde do couro cabeludo e dos fios, informando as reais chances de o procedimento dar certo. Vale lembrar que, depois de realizar o implante, o paciente não sairá do consultório com os cabelos longos. “O cirurgião deve ser totalmente sincero em expor para o paciente as limitações do transplante. Uma vez que o paciente esteja ciente do que é possível ser feito, o mesmo avalia se o procedimento o deixará satisfeito,” explica o especialista em transplante capilar e membro da Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar, Dr. Thiago Bianco.