Criações e Sites

Artigos e Matérias Interessantes

Quais as cirurgias plásticas o SUS realiza?

Em caso de dúvida, o profissional médico deverá ser consultado, pois somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Tumores de Pele – Consiste da retirada (parcial ou total) de lesões de pele (benignas ou malignas), respeitando as características da patologia em questão e buscando o melhor resultado estético-funcional possível. Consultas de acompanhamento são agendadas para monitorar o progresso, remover pontos de sutura, ajustar curativos e avaliar a recuperação.

Cirurgias Plásticas

O cuidado com a beleza e a procura pelo bem-estar e cada vez mais pela qualidade de vida estão ainda mais em evidência e reforçam a importância do cuidado com o corpo e a mente. De acordo com o médico cirurgião plástico, Dr. Samuel Orige (CRM –

Médico Responsável: Dr. Carlos Renato Martins Kuyven

Isso pode envolver a utilização de técnicas microcirúrgicas avançadas, como a transferência de tecidos, para restaurar a função e a estética. O processo começa com uma avaliação inicial por um cirurgião plástico reparador. Durante essa consulta, ele conhece a condição do paciente, histórico médico e metas desejadas. Conforme a SBCP,  a cirurgia plástica remonta às mais antigas descobertas da medicina. Há relatos de que na Índia, antes de Cristo,  já se praticava a plástica reconstrutora de nariz. A Rinoplastia (Plástica de Nariz), conforme apontam os estudos, seria a “mãe” da cirurgia plástica devido ao fato de que a amputação do nariz era uma das penalidades atribuídas aos condenados em épocas passadas.

Cirurgia Plástica Reparadora X Estética

De forma bem simplificada, a mastopexia pode ser entendida como o levantamento das mamas. A cirurgia também é indicada para corrigir problemas respiratórios causados por anormalidades estruturais e funcionais do nariz. Além de se informar sobre a formação acadêmica e certificações do seu médico, uma recomendação simples e direta é procurar as afiliações do cirurgião que pretende escolher. O paciente recebe medicações prescritas para controlar a dor, prevenir infecções e gerenciar outros sintomas. O uso de antibióticos pode ser indicado para reduzir o risco de infecções em alguns casos. Sobre as vias para a colocação da prótese, existem três, sendo a mais comum através do sulco inframamário (por baixo das mamas).

A cirurgia plástica reparadora é indicada para corrigir essas malformações e permitir o desenvolvimento adequado do cérebro e do rosto. ​Já as cirurgias estéticas no rosto , por sua vez, são mais indicadas para o público a partir dos 40 anos. O Brasil é, atualmente, o país que lidera o ranking em número de cirurgias plásticas estéticas no mundo.

Qual o objetivo da cirurgia plástica?

De acordo com estudo que reuniu dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) , são mais de 1,5 milhão de operações realizadas por ano, ultrapassando até mesmo os Estados Unidos. Esta posição deve-se ao alto nível das técnicas realizadas por nossos profissionais e, também, à importância da SBCP na formação dos cirurgiões. Por isso, buscar um cirurgião capacitado, que seja membro desta sociedade, é fundamental no momento da decisão por cirurgia plástica. Outro ponto importante a considerar é que a maior parte dos procedimentos deixa cicatrizes e que em muitos casos elas podem ser extensas. Ainda vale considerar que após a cirurgia o paciente deverá se dedicar com afinco a seguir as recomendações médicas para uma boa recuperação. Quando elas não são seguidas, podem colocar em risco o resultado do procedimento.

O objetivo é não apenas reconstruir a mama, mas também apoiar o bem-estar emocional e a autoconfiança da paciente após o tratamento do câncer. Um médico-cirurgião, claro, pode realizar ambos os tipos de cirurgias plásticas, o que vai depender do que o paciente procura no consultório. Um procedimento cirúrgico, seja ortopedista recife ele puramente estético ou de caráter reparador, modifica muitos aspectos além da aparência, alterando, em muitos casos, questões emocionais do paciente. Esta é considerada uma intervenção de saúde e, por isso, muitas vezes está incluída na cobertura dos planos de saúde e é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS).

Essas condições podem ser tratadas, mas o resultado pode variar de pessoa para pessoa. As fissuras labiais e palatinas são malformações congênitas que afetam a formação dos lábios ou do céu da boca durante o desenvolvimento embrionário. Para fissuras labiais, o procedimento envolve geralmente a correção da abertura nos lábios, enquanto fissuras palatinas exigem a reconstrução do palato. Com base na avaliação, o cirurgião desenvolve um plano cirúrgico personalizado. Agradecemos aos pacientes e familiares, médicos e colaboradores do Hospital Pequeno Príncipe por fazerem parte da história da instituição. Existem algumas complicações menores, mais simples, como deiscência dos pontos, seroma, alterações de coloração das cicatrizes e outras maiores, que podem inclusive ameaçar a vida.

Os pacientes que passam longos períodos na mesma posição – em cama ou cadeira de rodas, por exemplo – podem desenvolver úlcera de pressão. Exemplo disso são algumas crianças e adolescentes com mielomeningocele, que não têm sensibilidade em determinadas partes do corpo e, por isso, desenvolvem lesões pelo atrito da pele com outra superfície. Essas feridas são divididas em quatro níveis, podendo chegar aos ossos do paciente. Nesses casos, a cirurgia é feita para criar uma espécie de almofada nas estruturas ósseas, para que elas não sejam pressionadas ou, se forem pressionadas, não resultem em lesão. Uma avaliação inicial cuidadosa, com os exames pré-operatórios, e a utilização da técnica cirúrgica mais adequada irão garantir resultados consistentes com menores índices de complicação.

Para saber mais sobre os diferentes tipos de cirurgia plástica, bem como descobrir seus principais benefícios e indicações, agende uma consulta com um cirurgião de confiança. Aproveite este momento para tirar todas as suas dúvidas e alinhas expectativas em relação aos resultados que podem ser alcançados a partir dos procedimentos. Engana-se quem pensa que as cirurgias plásticas, mesmo as de ordem estética, são procedimentos simples. Essas intervenções demandam preparativos cuidadosos como qualquer outro tipo de operação, uma vez que é preciso deixar o organismo pronto para a anestesia e para o período de recuperação.

GerenteDoSite

Voltar ao topo