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Estudiosas da religião

Após o advento das ciências humanas especializadas, como a antropologia, a sociologia, a história e a psicologia, muitos investigadores vêm tentando explicar o fenômeno religioso e, grosso modo, definir o que é a religião. Alguns deles, como os filósofos alemães do século XIX Friedrich Nietzsche e Karl Marx e o francês Auguste Comte, manifestaram-se como absolutamente avessos à ideia de religião e à existência de uma realidade transcendente, isto é, uma realidade que está para além desse mundo, do mundo físico, material, corpóreo. Concentraram-se em ressaltar aquilo que julgavam ser o essencial no religioso, isto é, o seu suposto caráter nocivo para a humanidade.

Afinal, os valores de uma religião são universais e estão contidos em documentos importantíssimos, como a Declaração Universal de Direitos Humanos. No entanto, os valores cristãos na escola não se resumem apenas a ensinar o que é dito na bíblia. Cabe a escola desenvolver um pensamento crítico no aluno diante de outras áreas do conhecimento, assim como a vivência em sociedade. É importante lembrar que o principal pilar do Colégio Academia está na formação humana de nossos alunos, sempre focando na qualificação e preparação para a vida profissional. É, portanto, um trabalho multidisciplinar, que integra o estudante à vida em sociedade, formando um cidadão completo. Além desse grupo, alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade social também têm acesso a bolsas de estudos.

Esse processo avaliativo tem uma função de diagnóstico, discente e docente, de como se procede, aula por aula, a interação e comunicação acadêmica, para, ao final, o instrumento de avaliação alcançar os objetivos inicialmente propostos. Essa incerteza levava-os a buscarem, no decorrer de suas vidas, possíveis sinais de concessão da graça divina. O enriquecimento econômico, por exemplo, era um sinal que Deus daria aos predestinados à salvação, aos “escolhidos”.

Desenvolvimento de competências socioemocionais

Os valores cristãos são fundamentais na formação das crianças e jovens, visto que a solidariedade e o pluralismo são princípios da religião que servem tanto para uma educação mais completa, quanto para uma vivência em sociedade mais íntegra. Com um plano pedagógico pensado para formar alunos preparados para o mercado de trabalho, a escola também se preocupa com a integração dos valores cristãos nas disciplinas da BNCC . Rokeach é, provavelmente, um dos autores que mais contribuiu para os estudos recentes sobre valores (Gouveia et al., 2009).

Quais são os valores da religião?

Devem, ainda, garantir uma ampla formação científica e metodológica, por meio da flexibilidade curricular na área do conhecimento e interação com as áreas afins. É necessário considerar que o conhecimento religioso abrange fenômenos sobrenaturais, o que ocorre não só no cristianismo. Dentre algumas definições apresentadas por Lakatos e Marconi , o sobrenatural consiste naquilo que se crê, mas não se pode ser comprovado pelo o método científico, o próprio Deus consiste em um ser sobrenatural, assim sendo, a ciência não possui métodos de verificação que possam atestar ou não a sua existência. A religião estando também ligada intrinsecamente a personalidade do individuo, exerce grande influência sobre a sociedade humana através do tempo, despertando o interesse de psicólogos, sociólogos e antropólogos para o estudo de suas correlações com as demais instituições sociais . Serão realizadas duas web atividades utilizando-se para tal o sistema web através do Conecta, onde os acadêmicos responderam 10 questões objetivas, onde para se ter a validade deverá acertar 50% das mesmas.

Em outras palavras, lhes são outorgado o direito de discordar, na sua liberdade de expressão, mas não o de desrespeitarem os demais indivíduos ou “obrigá-los a aceitar sua visão”, ambos aspectos são direitos humanos e garantidos por lei. A laicidade do Estado, e seu desafio em manter o diálogo inter-religioso, mas sem “tomar partido”, permanece a fim de combater a intolerância principalmente dentro das próprias escolas e das universidades, nas quais todas as vezes que se propõem um debate sobre oracaobrasil.com.br religião traz consigo grandes polêmicas, assim como demonstramos nesta pesquisa. O presente trabalho apresenta uma análise sobre a relação entre o cristianismo e a educação, levando em consideração o valor cultural do cristianismo em nosso país, bem como suas contribuições à sociedade, abrangendo características históricas e hodiernas dessa polêmica relação. O trabalho constitui-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com vistas a levantar discussões sobre um tema pouco abordado.

Enem: lista de exercícios sobre patrimônio e diversidade no Brasil

Optando pelo ensino doutrinário de uma religião exclusivista, afundamos ainda mais no pântano do sectarismo em que estamos estacionados. Com isso, fica fácil perceber a importância de uma educação voltada para o ensinamento dos valores cristãos, não é mesmo? Todos eles são fundamentais para que possamos mudar definitivamente a sociedade na prática, com o real desenvolvimento dessas habilidades no dia a dia letivo. Além disso, estabelecer uma melhor relação entre essas partes pode ser algo extremamente importante para a vida acadêmica das crianças e dos adolescentes.

[…] A educação jesuítica procurou desenvolver não só os aspectos religiosos, mas também a potencialidade das pessoas. Na Nova Inglaterra , o puritanismo inglês, baseado no movimento calvinista, demonstrava grande interesse pela regulamentação escolar, seis anos após a chegada dos colonizadores, fundam a faculdade Harvard . “Os estudantes ministeriais em Harvard não apenas aprendiam a ler a Bíblia na sua língua original e a expor teologia, mas também estudavam matemática, astronomia, física, botânica, química, filosofia, poesia, história e medicina” (COSTA, 2008, p. 44-45). O puritanismo, contribuiu significativamente para o processo educacional na América do Norte, os puritanos percebiam a vida e a sociedade de uma maneira integrada, onde a educação era fundamental, criaram assim diversos colégios dentre eles Harvard, como já citamos anteriormente, e Yale, hoje famosas universidades . Manacorda relata que no início Idade Média, a escola clássica desaparece paulatinamente e surge a escola cristã.

Todas as pessoas tem valores?

Um exemplo do impacto da mudança de leis sobre valores morais pode ser visto no caso do casamento versus “viver juntos”. Religiões como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo possuem uma forte ligação com a ideia do respeito às leis religiosas e da pureza. Enfim, não se trata aqui de uma panacéia para os problemas das corporações, mas sim, de conceitos que podem contribuir 2008para a vida organizacional e também para a do trabalhador, já que religião e espiritualidade não são conceitos estanques das transformações por que passam a sociedade e as organizações hodiernas.

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