Por mais que se planeje e prepare na pré-produção, o inesperado faz parte do cinema. Tanto a arte quanto a fotografia dependem muito das locações, por isso os locais de filmagem devem ser determinados ainda na fase da pré-produção. Não existe uma linha de pensamento que diga o que é o melhor a fazer, nessa fase, porque cada diretor tem seu método e seu processo de trabalho. Além disso, cada filme é diferente do outro e requer novas soluções.
Assistente de Produção
Em quase 100 anos de existência do Oscar, considerada a premiação de maior prestígio do cinema, o Brasil nunca trouxe uma estatueta para casa. A atriz norte-americana Tatum O’Neal tornou-se a pessoa mais jovem a receber um Oscar. Isso porque, com apenas dez anos de idade, Tatum recebeu a famosa estatueta de ouro na categoria Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme “Lua de Papel”, de 1973. A produção de cada estatueta pode custar entre US$ 500 (quase R$ 2.500) e US$ 900 (aproximadamente R$ 4.450), a depender da cotação do ouro.
Antes de tudo, um filme precisa ser considerado elegível para concorrer ao prêmio. Além disso, apenas os membros da Academia têm o direito de votar para as indicações e, posteriormente, para os vencedores. “O fazer cinematográfico, para mim, é sempre ir em direção ao filme imaginário e nunca conseguir alcançá-lo”, afirmou o cineasta Peter Jackson. São palavras de um diretor experiente, que já encarou muitos imprevistos e que também aprendeu a falhar com dignidade. Nessas horas, a criatividade, o jogo de cintura e a agilidade são valiosas, principalmente para o diretor e o produtor. Com pouco tempo e muita pressão, será preciso analisar problemas e pensar nas melhores soluções.
Elas se localizam em Los Angeles, na Bay Area (que inclui a cidade de San Francisco), Nova York, Chicago, Dallas-Fort Worth e Atlanta. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulga nesta terça-feira (17) a lista de pré-indicados ao Oscar 2025. Cineastas iniciantes podem ganhar valores mais modestos, que variam entre R$ 3 mil e R$ 8 mil mensais em projetos menores ou com orçamentos restritos. O cineasta também supervisiona a montagem, garantindo que a narrativa seja contada de forma coesa e impactante. A profissão de cineasta é uma das mais fascinantes e desafiadoras dentro da indústria audiovisual.
Existe ainda a possibilidade de trabalhar com a produção de vídeos institucionais para empresas. Atuar é my family cinema o sonho de crianças e adultos mundo afora, mas ingressar neste mercado requer tempo, paciência, dedicação, técnica e talento. Quem deseja obter êxito no cinema deve, em primeiro lugar, entender o ofício, afiar suas habilidades e trabalhar no teatro para adquirir experiência.
Também é de responsabilidade da produção fazer a ficha técnica de todas as pessoas envolvidas na realização do filme. Isso evita que pessoas fiquem de fora do crédito ou que sejam creditados em funções erradas. Artisticamente, filmes podem ter produções completamente diferentes dependendo do objetivo estético. Um filme de Guillermo Del Toro, por exemplo, terá grandes esforços de direção de arte e do departamento de maquiagem e cabelo para criar seus cenários e personagens únicos. Esse trabalho precisa começar já na pré-produção, aliada ao roteiro, mas é na produção que o universo toma forma.
O personagem precisa tomar decisões o tempo todo e, como na vida, existem obstáculos. Muitas vezes as ideias brotam da observação de pessoas na rua, no metrô, tomando um café ou lendo uma matéria no jornal. O importante é que você não se prenda a ideia romântica da originalidade.
Na maioria das vezes é o produtor, que define quais profissionais irão trabalhar no filme. Em alguns casos ele até escolhe quem será o diretor do projeto e ajuda na montagem da equipe de som, fotografia, cenário, elenco e escolhe os fornecedores. A etapa da pós-produção tem a liderança do diretor, mas o montador se torna uma figura central. Seu papel vai além da edição dos clipes ao concatenar todas as tarefas separadas dessa fase. Alguém precisa unir efeitos visuais, efeitos sonoros, trilha sonora, correção de cor e colorização e ainda garantir a unidade narrativa da história.
Ou seja, muitos profissionais estão envolvidos em cada projeto, seja para fazer um vídeo curto ou um longa-metragem. Quem deseja, seguir na área de produção, geralmente, começa como assistente de produção. Entretanto, a televisão também oferece excelentes oportunidades para profissionais da área. Canais abertos e fechados contratam diretores de Cinema para a produção de propagandas, documentários, novelas e programas de vários gêneros.
O Mágico de Oz e o peso das narrativas que contam sobre você (e para você)
Desde explosões e criaturas fantásticas até cenários virtuais e efeitos de envelhecimento, os efeitos especiais dão vida à imaginação do diretor e enriquecem a experiência do espectador. Outro ponto que não deve ser deixado de lado na pré-produção, no que diz respeito à equipe, são os ensaios. A frequência desses encontros presenciais, em um longa-metragem, é decidida de acordo com a agenda dos atores e do diretor. Em geral, inicia-se com uma leitura conjunta do roteiro, seguida por discussões sobre os personagens. Cada um traz suas ideias e sugestões, que podem ou não ser acatadas pelo diretor. Muitos diretores/roteiristas já pensam no filme com um ator em mente.
Ingressando no mercado
A curva dramática é a responsável por nos deixar ansiosos ou tensos na poltrona do cinema. Ela contém algumas informações básicas e você pode (e deve) incluir outras tantas questões. A mais conhecida são as fichas ou formulários onde o roteirista preenche as informações com as características do personagem.
Todo argumento deve ser escrito em prosa, com discurso direto, e no tempo presente, mantendo os atos do roteiro. É a descrição imagética de como será o filme, um texto corrido que conta de forma simples a história. Deve ter uma leitura agradável e engajadora que mostre o tom do roteiro. Por essas características, o argumento é muitas vezes utilizado como apresentação de um roteiro ou como ferramenta para sua venda.
A fase de produção é onde todo o planejamento feito na pré-produção se torna realidade. Além disso, o diretor está presente durante as filmagens, dirigindo atores, orientando o posicionamento das câmeras e garantindo que a visão criativa seja traduzida em cenas de impacto. De qualquer modo, a ideia principal do filme deve ser bem definida desde o começo. Pense naquelas “lampadazinhas” que aparecem sobre a cabeça dos personagens nas HQs. Com o passar dos anos, a corrida para a cerimônia se transformou em uma competição que vai além do que vemos durante o evento em si. Esse processo, que acontece nos bastidores, é fundamental para entender como os melhores filmes e atores do ano são escolhidos e reconhecidos.