Este conteúdo, com certeza, vai te ajudar a alavancar os negócios e a se destacar no mercado. Diego Simon é empreendedor desde 2009, já fundou e vendeu duas startups. Especialista em marketing e vendas B2B e desenvolvimento de novos negócios. Maestro ABM surge como a melhor solução para marcas que atuam com vendas B2B.
Significa “business to customer”, que em português significa “da empresa para o consumidor”. Empresas que vendem para empresas são chamadas de B2B, já as empresas que vendem direto para o cliente final são conhecidas como consultoria comercial B2C. Lembrando que, para ter sucesso com esse modelo, é preciso treinar a equipe e desenvolver um processo comercial orientado ao cliente. E isso é possível tendo elas ao acesso de todos dentro do playbook de vendas.
Estratégias de Vendas B2B: como vender para outras empresas usando a internet
Isso cria uma condição de maior credibilidade para a sua marca e uma relação mais duradoura com o cliente. O e-commerce é um modelo de vendas que é feito na própria loja virtual. Ou seja, a empresa cria o se responsabilizando pelos pagamentos, marketing e a segurança.
Mas, de acordo com o nicho selecionado por seu marketplace B2B, pode não ser tão difícil encontrar empresas com potencial de negócio. A matriz de objeções é uma técnica que se baseia nas principais dúvidas ou objeções que um cliente pode ter antes de realizar uma compra. A matriz busca mapear quais são estas objeções e qual a forma mais assertiva de superá-las, convencendo o cliente da relevância do negócio e o persuadindo a comprar. Mas ele também pode ser influenciado pelos demais analistas do setor. Entenda o que é cluster, quais são os tipos de cluster e como alavancar as vendas da sua empresa fazendo uma clusterização dos seus clientes. Entenda o que são leads qualificados, as vantagens da captação de leads qualificados e como otimizar suas vendas com essa estratégia.
Para performar bem, uma equipe de vendas B2B precisa contar com alguns profissionais, como account executive, SDR e líder de time. Com todas as etapas definidas e ações planejadas, você ganha agilidade e ainda incentiva seus leads a avançarem no funil. Prospecçãoé o processo de busca por potenciais clientes, seja de forma ativa ou passiva. Quanto falamos em escalabilidade, os negócios B2B se destacam, afinal, com apenas uma única solução, podem conquistar um grande número de clientes. Mas claro que o sucesso do cliente é vital em negócios assim, até para não haver debandada de clientes – o chamado churn – o que impactaria negativamente os resultados comerciais de qualquer negócio. Por se tratar de vendas complexas, transações de empresas para empresas tem um tempo maior para ocorrer.
Técnicas de vendas B2C
Além disso, disponibiliza as notícias mais quentes sobre marketplaces e lojas virtuais bem como realiza os principais eventos de negócios do setor de e-commerce do país. Quanto mais opções de pagamento o seu negócio disponibilizar, maiores são as chances na conversão de vendas. Porém, quanto mais opções, mais burocracia e serviços atrelados são necessários para atender tantas formas de pagamento.
Se o seu negócio é um e-commerce, preocupe-se em escolher uma boa plataforma, que atenda a todas as suas necessidades. Já se você é um SaaS, uma landing page faz mais sentido para a conversão. Note que um bom site é aquele que atende a sua necessidade e se encaixa com o seu negócio. Outro fator essencial para o vendedor que estiver responsável por grandes vendas, é com certeza o dom de negociar. Com certeza existem muitos concorrentes no ramo de sua empresa, porém, você deve provar para seu cliente o seu diferencial em relação as outras marcas. Assim, a empresa da qual você tentará vender, visualizará o item ou serviço com outros olhos, mas sempre de uma forma crítica e procurando o melhor para si mesma.
Como alinhar os processos de marketing e vendas da sua empresa na prática?
Essa etapa também muita negociação e paciência, uma vez que, para chegar até a assinatura, o contrato deverá passar por todos os tomadores de decisão. O momento de verificar com o cliente se ainda existe alguma dúvida sobre a proposta e se algo da parte jurídica ainda precisa ser revisado. É também nessa etapa que as melhores soluções que a sua empresa tem para oferecer para o cliente são apontadas.
Para que você não fique com nenhuma dúvida sobre os mercados B2B e B2C, trago agora perguntas frequentes a respeito desses modelos de negócio. Enquanto o consumidor final exige conteúdos mais breves, com uma linguagem acessível e apelo emocional, o cliente B2B quer conteúdos densos, linguagem técnica e abordagem funcional. Basta pensar no impacto que uma mudança de fornecedor pode gerar na produção de uma empresa, alterando a qualidade de seus produtos e seu desempenho no mercado.