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Guia para usar a BNCC de Educação Infantil

Afinal, como as crianças pequenas ainda não sabem olhar as horas para se situar no tempo, ter uma rotina com momentos que se repetem todos os dias ajuda a prever o que está por vir, diminuindo a ansiedade e a agitação. Por exemplo, se a criança sabe que todos os dias depois da história tem o lanche, então, se está com fome durante a história, poderá se autorregular e esperar um pouco mais, pois sabe que logo poderá comer. Da mesma forma, se a criança sabe que todos os dias antes da hora da saída vai brincar no parque, ela já tem consciência de que, após as brincadeiras, chegará o momento de ver de novo os pais e essa percepção minimiza a saudade, dando mais segurança.

Já na área de Linguagens e suas Tecnologias, além da apresentação das competências específicas e suas habilidades, são definidas habilidades próprias para se trabalhar na Língua Portuguesa. É, portanto, um documento que deve ser analisado aos poucos e com o devido cuidado, já que determinará o futuro dos alunos de sua escola. A Base Nacional Comum Curricular é um documento muito extenso e que determina como deverá ser o currículo de cada etapa da Educação Básica. Introduzir os conceitos da BNCC em sala de aula exige trabalho coletivo entre os próprios educadores e as instituições. O primeiro passo é ler o documento para compreender integralmente o que se pretende com a Base Nacional Comum Curricular. Antes de conhecermos quais são as habilidades e competências da BNCC, é preciso compreender o conceito de cada uma e suas diferenças.

E cabe à equipe gestora e aos professores fazerem esse exercício, determinando o que pode ser flexibilizado e qual é o limite. Nesse post, você viu quais são os novos focos da BNCC na Educação Infantil a partir dos conceitos de direitos de aprendizagem e campos de experiências, os quais estão ligados com os eixos estruturais desse segmento – interagir e brincar. No próximo ano, a BNCC trará a orientação de trabalhar com foco nos eixos estruturais, direitos de aprendizagem da criança e campos de experiência.

A BNCC também determina que essas competências, habilidades e conteúdos devem ser os mesmos, independentemente de onde as crianças, os adolescentes e os jovens moram ou estudam. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e a denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem as DCNEI em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências. A Base Nacional Comum Curricular é um documento que determina o conjunto de aprendizagens essenciais que deve ser desenvolvido em todas as escolas do país, de ensino público e privado na Educação Básica. Seu objetivo principal é o desenvolvimento de habilidades e competências sociais, cognitivas e culturais através do ensino da educação básica.

Quais são os 5 eixos da BNCC?

O seu objetivo é determinar um conjunto de aprendizagens consideradas essenciais no sistema educacional básico para que todos os alunos possam desenvolver ao longo dos anos de estudo. Junto a isso, também é priorizada a integração dos indivíduos por meio do desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas, físicas e culturais. Uma pista importante para começar a construir um conhecimento situado sobre os Campos de Experiência é partir da premissa de que esse é um arranjo curricular que consiste em colocar no centro do projeto educativo o fazer e o agir das crianças. Eles são um campo semântico para o professor e as crianças se movimentarem em suas jornadas de aprendizagem. A BNCC guia as escolas e os educadores na confecção dos planos pedagógicos e das práticas.

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“Quando se está trocando uma fralda, alimentando ou dando banho na criança, é importante que a professora esteja inteira para a criança, que se observe as reações dela, que proponha interações, não pode ser algo mecânico”, explica Mariana Americano, formadora de educadores e membro da Rede Pikler Brasil. Para tratar das habilidades da BNCC, vamos começar te mostrando o que determina a BNCC educação infantil. Mas antes temos que te contar que, ao invés de habilidades, a educação infantil conta com objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Por fim, o quinto campo de experiência, “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, possui uma natureza socioambiental plano de aula educação infantil bncc inclusiva, pois trabalha espaços e tempos de diferentes dimensões em que as crianças vivem inseridas na nossa sociedade. Desde cedo, os pequenos exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações e, durante a etapa da Educação Infantil, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural e desenvolvem sua corporeidade. Vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na educação infantil, na coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais.

Mesmo nas atividades dirigidas pelo professor, o ideal é que a criança tenha espaço e tempo adequados para reagir aos estímulos propostos, sem a intervenção imediata do professor. O adulto não pode fazer tudo por ela, tem de fazer com ela, provocar e observar a resposta”, afirma Beatriz Ferraz, diretora da Escola de Educadores Bacuri. Os cuidados físicos são a principal maneira de estreitar vínculos e transmitir para a criança uma segurança afetiva, que a ajudará a desbravar os conhecimentos do mundo ao seu redor e desenvolver a autonomia. Uma criança insegura pode ter muito mais dificuldade de explorar o mundo por si própria e pode manifestar incômodo ao fazer isso, com reações de nervosismo e irritação.

Eixos estruturantes da BNCC: interações e brincadeiras

Dentro deles, os objetivos da aprendizagem focam em conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. São habilidades socio-comportamentais fundamentais para o desenvolvimento humano, dentro e fora de sala de aula. As práticas sugeridas têm como foco a aplicação efetiva de novos conhecimentos essenciais no âmbito educacional, dentro e fora da sala de aula. As diretrizes buscam uma construção que envolva todos as dimensões de um ser humano, desde comportamentos educacionais, como pensamentos científicos, até atitudes gerais, como responsabilidade e empatia.

A BNCC em cada fase da educação

Pode ter isso, mas precisa ir além”, diz Silvana Augusto, assessora pedagógica de redes municipais de ensino para o segmento de Educação Infantil, formadora do Instituto Singularidades. Nesse contexto, é preciso ter cuidado para não estigmatizar as crianças pequenas, utilizando os objetivos de aprendizagem relacionados às faixas etárias como algo rígido e estanque. “O professor precisa entender que cada criança tem seu tempo e respeitar isso”, diz Maria Thereza Marcilio, coordenadora da Avante, instituição voltada à educação e à mobilização social. A definição e a denominação dos campos de experiências se baseiam no que dispõem as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a serem propiciados às crianças e associados às suas experiências. Como vimos anteriormente nesse post, as interações e as brincadeiras fazem parte dos eixos estruturais da Educação Infantil e são eles que asseguram às crianças os direitos de aprendizagem.

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