Dessa forma, cria-se um incentivo para que o profissional tenha um acompanhamento psicológico ou se exercite regularmente. Assim, uma iniciativa interessante que é realizada pela CIPA é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho , onde há uma série de eventos voltado à conscientização dos colaboradores sobre a importância da segurança no trabalho. Assim, uma de suas ocupações é fazer valer a lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977, que está ligada às normas de saúde e seguradas referentes à CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O órgão que fiscaliza a saúde ocupacional é a atual Secretaria do Trabalho e do Emprego, que antigamente era conhecida como Ministério do Trabalho.
Também durante o ano de 2020, várias localidades decretaram regras rígidas de isolamento social e fechamento de estabelecimentos empresariais, adotando-se em muitas situações o trabalho remoto, fator que contribui para o movimento anormal dos acidentes típicos e de trajeto. Ademais, a dinâmica das atividades econômicas foi alterada de maneira heterogênea, motivo pelo qual podemos notar variações anormais em várias delas, que podem ter tido uma redução acentuada no volume de notificações ou um aumento inesperado, como é o caso do setor da saúde. Nasceu, assim, o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, lembrado sempre em 27 de julho. A data é um marco da luta dos trabalhadores por ambientes de trabalho mais seguros e que tenham qualidade de vida. Além disso, tem o papel de alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Normalmente, as empresas têm seus próprios procedimentos quanto aos registros de incidentes, então, é fundamental segui-lo. Cada experiência servirá de alerta a outras pessoas que se encontrarem na mesma situação. O acompanhamento, seja de outro colega ou de um técnico de segurança do trabalho, é prudente e importante. Portanto, a premissa para todos os serviços sempre deve ser um cuidando do outro. Por exemplo, uma caixa deixada no caminho, uma ferramenta largada no chão, algum produto vazando pelo piso e outros desleixos podem custar caro.
Diálogos sobre saúde física e mental
Dos 107 acidentes ocorridos, a maioria envolveu mulheres com lesões perfurantes nas mãos e trabalhadores que pertenciam às unidades de clínica médica e de pronto atendimento. De acordo com a imprensa, a região do acidente, na Serra do Cachimbo, está situada no equador magnético que pode interferir nas ondas eletromagnéticas que se propagam, degradando, Covid-19 inclusive, os sinais transmitidos pelos satélites GPS. Isso poderia interferir nas comunicações entre controladores e tripulações e também no funcionamento de outros equipamentos necessários ao bom funcionamento do sistema de navegação aérea. É praticamente certo que, no momento do choque, o sistema anticolisão do Legacy não estivesse funcionando.
Ocupações, setores e a conjuntura da pandemia da COVID-19
Aliás, em determinadas situações, a adoção de modo operário baseado em procedimento de segurança pode não evitar acidentes ou incidentes . Por sua vez, o enfoque clássico ressurge em estudos que reiteram a importância de erros humanos como principais “causas” dos acidentes e defendem a adoção de estratégias de segurança comportamental como caminho a ser seguido pelos interessados na gestão de segurança. A busca desse objetivo seria baseada em recenseamentos de “atos inseguros” que ensejariam intervenções de devoluções individuais ou coletivas direcionadas à redução de comportamentos indesejados. Entre os adeptos deste enfoque também se defende a criação de uma cultura de segurança, entendida como equivalente da soma de comportamentos dos integrantes do sistema como estratégia central para a gestão de segurança. Visto que a saúde ocupacional reduz os riscos de acidentes e de desenvolvimento de doenças, há uma menor probabilidade de processos trabalhistas serem abertos.
O Que é SSO (Saúde e Segurança Ocupacional)
A seguir, esclarecemos todas estas dúvidas e deixamos algumas dicas para que as empresas consigam garantir o bem-estar de seus colaboradores. Um dos aspectos que permite a identificação entre a abordagem tradicional e o modelo de três fatores separados usado na análise de acidentes no setor aéreo é o fato desses dois enfoques adotarem os mesmos pressupostos, ou seja, a mesma compreensão sobre o que é o ser humano e sobre comportamentos humanos no trabalho. Nos dois casos, os comportamentos dos trabalhadores continuam sendo vistos como produtos de escolhas livres e conscientes, independentemente dos demais componentes do sistema sociotécnico e do contexto em questão.
Por isso, é essencial que companheiros de trabalho cobrem e orientem uns aos outros, para evitar acidentes e situações de risco. Investir em saúde e segurança do trabalho é o primeiro passo para prevenir acidentes de forma efetiva. Isso porque, os recursos para evitar os imprevistos têm custos e consequências muito menores do que lidar com tragédias. Além de prejudicar os funcionários, as empresas são impactadas com taxas de indenizações e/ou afastamento dos colaboradores. Por isso, a melhor forma de evitar todo esse doloroso processo é investindo em segurança no trabalho. O Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais atende à NR-09, que estabelece uma metodologia para as empresas garantirem a preservação da saúde e a integridade dos trabalhadores em frente a riscos dos ambientes de trabalho.
Para isso, são necessários treinamentos teóricos e práticos que orientem os trabalhadores corretamente. Isso aumenta o risco de ocorrer acidentes de trabalho que acarretam danos para a saúde do trabalhador, multas trabalhistas e prejuízos, inclusive para a imagem e a reputação das entidades empregadoras. A legislação brasileira é rigorosa e detalhista no que se refere à prevenção de acidente no trabalho e saúde ocupacional. Pessoas que não se expõem a riscos no ambiente de trabalho e não apresentam doenças crônicas também podem se consultar com um médico do trabalho para a realização de exames a cada dois anos, exceto os menores de 18 e maiores de 45 anos cuja periodicidade é anual.
Segurança e medicina do trabalho, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas é muito importante. “Combinação da probabilidade de ocorrer lesão ou agravo à saúde causados por um evento perigoso, exposição a agente nocivo ou exigência da atividade de trabalho e da severidade dessa lesão ou agravo à saúde”. Hospitais e minas terrestres, com alto potencial de prejudicar a saúde e a integridade dos trabalhadores. A Metadados é especializada em Sistemas para a gestão completa do setor de Recursos Humanos, como Folha de Pagamento, Indicadores de RH, eSocial e Gestão de Pessoas. Após realizar o PPRA, são identificados os riscos não eliminados que são de controle do PCMSO. Antes, o trabalhador tinha que comprovar que adquiriu a doença no exercício de sua função laboral.