Criações e Sites

Artigos e Matérias Interessantes

Consórcio ou financiamento: quais as principais diferenças?

Isso pode atrasar a aquisição do produto, sendo um problema para quem precisa do bem ou serviço com urgência. Essa flexibilidade de escolha traz mais controle sobre o processo e possibilita planejamentos mais concretos para a aquisição. Ainda podem existir outros, como os de viagem e para fazer uma cirurgia plástica.

Com a reunião dos interessados em prol de uma mesma causa, as condições de pagamento são bem interessantes para o seu bolso. Com isso, os consorciados realizam contribuições mensais para para um fundo destinado à compra do automóvel. Esses valores reunidos custeiam a entrega do veículo para os consorciados, até concluir a premiação de todos.

Não tiver tanta disciplina financeira, mas precisar fazer um investimento

Então, se você precisar dele no curto prazo, o consórcio não é uma boa opção. Outra vantagem é que muitos deles não exigem nenhum tipo de entrada, diferente do que ocorre nos financiamentos de veículos e imóveis. Neste caso, os grupos são formados entre interessados em comprar um carro novo ou até mesmo usado. Isso inclui a obrigação de pagar até o final as parcelas que lhe são cabíveis, mesmo que a pessoa seja contemplada com o recebimento do bem antecipadamente. O principal objetivo da aplicação desse reajuste é manter o poder de compra dos membros do consórcio. Isso porque, ao longo do tempo, existe uma variação acumulada da inflação, ou então o próprio item passa a se valorizar.

O que é carta de crédito, como funciona e de que forma usar?

Portanto, no primeiro caso, o comprador tira dinheiro de uma agência para atingir a meta, enquanto no outro caso utiliza recursos próprios para fazer uma aquisição. O setor de consórcios fechou o semestre com saldo positivo e desde 2019 tem apresentado um crescimento considerável frente a outras modalidades. O aumento no número de adesões, que chegou a 15%, faz muitos ainda considerarem a possibilidade de entrar em um grupo de consórcio para a aquisição de um bem. Portanto, caso você tenha algum problema com o seu consórcio e a administradora não resolva, é o Banco Central que deve ser procurado. No entanto, as taxas de juros podem ser um grande entrave já que costumam ser bem altas.

Conheça os melhores consórcios do carta de crédito Brasil, como funciona esse serviço, alguns detalhes que você precisa saber e se realmente vale a pena contratar. No Brasil, na categoria de veículos, o indexador mais usado é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Na categoria de imóveis, o índice usado habitualmente é o INCC, Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado.

Isso porque ao adquirir uma carta contemplada de imóveis, por exemplo, é necessário pagar o valor já quitado e assumir as parcelas do consórcio que ainda estão pendentes. O primeiro passo é verificar se a administradora do consórcio é confiável e se a carta de crédito é real. É possível consultar o site do Banco Central para verificar se a administradora está autorizada a realizar consórcios e se possui reclamações registradas no órgão. Verifique se ela é compatível com o bem que você pretende adquirir, o valor da carta de crédito, o prazo e as condições de pagamento. O principal risco é o preço dos imóveis subir muito e a correção da carta de crédito não ser suficiente para comprar a residência no padrão desejado.

O que é consórcio? Saiba como fazer e como funciona

O que é melhor, consórcio ou carta de crédito?

Vai conhecer os custos e as situações em que vale a pena lançar mão de um consórcio imobiliário. Quando a carta de crédito é contemplada, o consorciado não tem acesso direto ao dinheiro. Ele escolhe o bem desejado, comunica a administradora do consórcio, e esta efetua o pagamento diretamente para o vendedor. Digamos, por exemplo, que você entre em um consórcio de máquinas agrícolas com duração de 48 meses (quatro anos). No vigésimo quinto mês, você é sorteado e recebe acesso a carta de crédito.

Começando com o consórcio, saiba que o primeiro passo para participar dessa modalidade é buscar uma administradora de confiança – como a CNVW. Para isso, confira se a administradora em questão está devidamente regularizada frente ao Banco Central do Brasil (órgão responsável por reger essa opção de crédito no país). Além do valor da carta, verifique se há cobranças adicionais como ágio ou outras taxas. Compare isso com o valor do bem que você deseja adquirir e decida se a carta oferece um bom retorno sobre o investimento.

Para participar de um consórcio, é preciso comparecer a uma das administradoras credenciadas pelo Banco Central e apresentar documentos pessoais e comprovante de renda. O valor das parcelas e do crédito disponível variam conforme o produto escolhido. Ao ser sorteado, o consorciado tem acesso a uma carta de crédito, que pode ser usada para adquirir o item desejado. Justamente pelo seu surgimento estar associado ao mercado de automóveis e por ter auxiliado no crescimento dessa indústria, as montadoras de veículos passaram a ter uma grande experiência em consórcios.

Cartas de crédito de consórcios de serviços são reajustadas, na maioria das vezes, pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). O cálculo deve ser feito com o valor do crédito, acrescido das taxas de administração e do fundo de reserva. O lance embutido pode ser combinado ao lance livre ou fixo para aumentar as oportunidades. Também, é possível usar a carta de crédito para quitar parcelas de algum financiamento em curso.

Afinal, ele é o mais impactado com toda essa mudança e pode ter algumas limitações, para não prejudicar o fundo comum. Porém, esses detalhes devem ser informados à administradora na hora de fazer a transferência, por conta da regra de alienação de bens. É possível utilizar o saldo do FGTS no consórcio ou financiamento de imóveis residenciais. Nesse sentido, as regras para ambas as modalidades são as definidas pela Caixa Econômica Federal. Lembrando que, se os juros estiverem atrelados à Selic, quem tomou o crédito estará exposto às oscilações da taxa de juros, que encarecem a dívida em momentos de alta.

Por meio dela é possível comprar o bem ou contratar o serviço que se deseja, ou seja, ele representa o momento mais esperado pelo consorciado. Outra característica do consórcio é que as administradoras geralmente oferecem uma variedade de planos para permitir que os participantes escolham o consórcio ideal para seu perfil. Vale lembrar que embora o uso de moeda nos empréstimos tradicionais seja gratuito, o uso de recursos em financiamentos é limitado, como a compra de carros ou casas. Além disso, o processo para conseguir o bem desejado pode demorar para acontecer.

GerenteDoSite

Voltar ao topo