Composição do Meio Ambiente

Composição do Meio Ambiente

Na natureza, só o homem é capaz de fugir inteiramente a essas restrições. Sua capacidade de improvisação não tem limites e ele a usa para mudar seu ambiente de modo a torná-lo mais adequado ao seu tipo de vida. Que, por sinal, foi modificado por ele mesmo, perdendo seu sentido natural de satisfação e necessidades fisiológicas básicas.

Poluição é um termo utilizado, de maneira geral, para referir-se a modificações prejudiciais que ocorrem no meio ambiente. Essas modificações ocorrem devido à introdução de substâncias ou energia no meio ambiente que causam prejuízos ao ecossistema e também à saúde humana.

Na literatura, autores definem poluição de diversas maneiras, apresentando divergências, por exemplo, sobre o agente causador da poluição, se esta poderia ocorrer somente devido à ação humana ou se fontes naturais também poderiam desencadeá-la.

Projeto Cria Política Nacional De Proteção Da Amazônia

O secretário afirmou também que, até 2050, pelo menos uma a cada quatro pessoas viverá em um país que enfrentará a falta de água potável. Ele alerta as desigualdades encontradas entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento.

A questão da água é, portanto, uma das mais preocupantes discussões do século. A escassez de água é um problema de ordem global que implica diversos desafios à sociedade para preservação dos recursos hídricos. A atividade que mais consome água no mundo é a agricultura, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

composição do meio ambiente

Sabemos que a disponibilidade de água está cada vez mais reduzida no mundo todo, por questões como uso irracional, poluição, desperdício, contaminação, entre outros problemas associados aos recursos hídricos. Unesco) aponta que há, no mundo, água suficiente para suprir a demanda da população que cresce cada vez mais, especialmente nos países em desenvolvimento.

Contudo, essa última organização alerta para a necessidade de mudar a questão do uso, do gerenciamento e do compartilhamento dos recursos hídricos. No corpo humano, a água é fundamental para a realização de diversas funções do organismo, além, é claro, de fazer parte da composição corpórea.

O corpo humano apresenta cerca de 70% de água, essa quantidade varia de acordo com a fase da vida do indivíduo, sendo maior nos primeiros seis meses de idade. a) A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, além dos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo. No que tange ao desperdício de água, o Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente, desperdiça entre 20% a 60% da água destinada ao consumo ao longo da distribuição.

Isso deve-se ao fato de que a distribuição de água varia e depende da presença dos ecossistemas em cada lugar. Rússia, China, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Índia, Colômbia e a República Democrática do Congo concentram cerca de 60% da água doce disponível no mundo. O planeta Terra apresenta uma grande quantidade de água, uma substância essencial à vida.

Além disso, o sentimento do “ter” prevaleceu sobre quase tudo e o desejo pelo excesso atingiu grande parte da sociedade. Desde a pré-história, o Ambiente sempre sofreu intervenção da ação humana e dos outros seres vivos. São os recursos d’água que envolvem o planeta, tratamento de efluentes e estão alojados nos relevos da Litosfera. Por isso, abrange os lagos, rios, mares, oceanos, córregos e tudo o que for relacionado a esse universo.

A essa nova forma de desenvolvimento, damos o nome de desenvolvimento sustentável. Ele tem como conceito clássico ser aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades.

O problema que materiais plásticos vêm causando nos oceanos e na vida em geral. Os lixões são responsáveis por causar a poluição do solo, além de provocar grande mal cheiro e atrair vetores de doenças. Indústrias são responsáveis por lançar na atmosfera uma grande quantidade de poluentes.

Meio Ambiente E Desenvolvimento Sustentável

Dessa forma, começou a existir o senso ético ou padrão de comportamento, única base para uma atividade cooperativa na comunidade humana.

Não tendo base biológica, o padrão e o comportamento só podem derivar da compreensão, ou melhor, as obrigações do homem para com a comunidade só são assumidas quando entendidas suas finalidades. Aparecem substâncias contra as pragas da lavoura, que passaram a pertencer ao ambiente.

Assim como surgiram métodos e substâncias para a preservação dos alimentos por tempo ilimitado e que se incorporaram ao nosso ecossistema.

Talvez tenha sido quando começou a utilizar o fogo que o homem iniciou as mudanças de seu ambiente ecológico. Ao queimar matas para o plantio e devastar florestas para obter combustível, ele deu origem aos primeiros desertos e aos problemas de erosão. A agricultura intensiva levou, em certas áreas, ao esgotamento dos nutrientes minerais da terra e sua consequente esterilização.

1 thought on “Composição do Meio Ambiente

Comments are closed.