Alguns exames pedem experiência prévia na área e contam com provas práticas e de títulos, pontuando candidatos com pós-graduação, mestrado e doutorado. O arquiteto pode estar inserido em uma empresa de construção civil ou órgão público, ou pode ter seu próprio escritório, atendendo demandas variadas e especializadas. O profissional pode assumir desde uma reforma de um cômodo até grandes construções. O principal desafio do arquiteto é tornar os projeto funcionais, pensando no conforto e na estética sem prejudicar o meio ambiente.
Por outro lado, no exterior, é muito comum que o paisagista seja um arquiteto especializado neste ramo. Na Universidade de Harvard, por exemplo, existe um curso de graduação específico em arquitetura paisagística, separado do ensino de arquitetura de edificações. Por aqui, é comum encontrar técnicos em paisagismo ocupando essas funções ou mesmo arquitetos de edificações assumindo essa responsabilidade. Em alguns casos é o engenheiro parceiro que faz o serviço de acompanhamento da obra. Ainda assim, é muito comum que os arquitetos de edificações supervisionem um projeto até a sua conclusão.
Um dos grandes nomes do paisagismo brasileiro, ao lado de Burle Marx, trazendo com todos os seus trabalhos a melhor forma de implantar um projeto ecológico de paisagismo. Assim foi evoluindo, nas artes plásticas e em meios intelectuais, o que nos motivou a coloca-la na lista de arquitetos famosos brasileiros. Muita gente não sabe, mas em 1954 Oscar Niemeyer fez parte de um grupo de 15 arquitetos renomados mundialmente que fez parte da reconstrução de Berlim no pós guerra. Também existe a possibilidade de cobrar uma porcentagem do valor total da obra. Geralmente, isso equivale de 5 a 10% do valor da construção, que muda conforme a região onde ela for acontecer.
Para que o projeto seja aprovado, o arquiteto precisa prestar atenção no que é dito e respeitar as vontades do freguês. Sem dúvidas, um projeto arquitetônico deve ser seguro e viável, mas ele também precisa ser inspirador. Cada projeto é único e as pessoas criativas vão ter mais facilidade em preservar as qualidades estéticas e técnicas de cada projeto respeitando as vontades dos clientes. Um paisagista é a pessoa responsável por planejar e acompanhar a execução de projetos de espaços ao ar livre com vegetação e jardins. Esses projetos podem ser feitos tanto em espaços públicos como privados e também envolvem a montagem de projetos 3D. O arquiteto que deseja atuar com paisagismo precisará de habilidade para projetar espaços abertos, em contato com a natureza e com a cidade, como jardins, praças e parques.
Onde um arquiteto pode atuar?
Isso significa que uma planta não precisa passar necessariamente por um engenheiro para ser aprovada e executada. Outra função possível para arquitetos é o trabalho com patrimônios históricos. Os arquitetos de patrimônio são aqueles responsáveis pela preservação e pela restauração de prédios e monumentos com relevância histórica. Na Grécia Antiga, o termo “arquiteto” era usado para definir o principal construtor de uma obra.
Onde estudar Arquitetura?
– Os proprietários de obras muitas vezes darem mais ouvidos a empreiteiros ou trabalhadores do canteiro de obras do que a nós. Para conhecer as exigências das provas específicas em arquitetura procurem projeto pronto nos sites das faculdades que oferecem o curso. Bom, pelo que se pôde observar, um traço em comum dos dez nomes que citamos está a originalidade e a incessante busca pelo próprio estilo.
Se hoje este cenário é recorrente para os profissionais da área, no qual poucos escritórios que cumprem o direito básico de seus funcionários são vistos como exceção, é necessário pensar em como reverter a situação. Por outro lado, podemos ter certeza do conhecimento passado a cada pessoa à qual ensinamos a verdadeira função do arquiteto e seu importante papel na sociedade. Na carreira, recebeu vários prêmios e reconhecimento internacional, assim garantindo seu lugar na lista dos grandes arquitetos brasileiros.
Seus projetos cheios de elegância e criatividade conquistam espaços mundo a fora. Prova disso são os diversos prêmios que ganhou e a cadeira cativa na Associação Brasileira de Designers de Interiores – ABD, onde buscou a regulamentação e o maior reconhecimento da profissão de arquitetura de interiores. Por isso mesmo, esses profissionais precisam ter boas noções de matemática e engenharia para fazer bons projetos. Isso é ainda mais importante quando se é responsável por uma obra sozinho(a).
O que fez com que estes Arquitetos Brasileiros tivessem sucesso?
Como uma possível solução, muitas respostas sugerem que haja campanhas de educação sobre a importância do conhecimento arquitetônico para a sociedade ou que sejam didáticas a ponto de mostrar como a qualidade do espaço afeta o cotidiano de cada pessoa. Do outro lado deste espectro, estão as pessoas que podem até apreciar a arquitetura, mas reduzem todo o estudo do profissional a um lugar sem valor. Nos ensinaram a fazer projetos e nos fizeram acreditar que o público em geral sabe reconhecer o real valor de um bom projeto de arquitetura. Nos graduamos e somos despejados no sistema totalmente despreparados para lidar com um mercado onde infelizmente o dinheiro reina absoluto. Os cursos pré-vestibulares que preparam seus alunos para o vestibular de arquitetura oferecem aulas sobre esta prova específica.